A fabricante nacional de ônibus Marcopolo é a primeira empresa da Serra Gaúcha a adotar embalagens de madeira produzidas com processo de tratamento térmico (HT), utilizadas para exportar unidades em CKD e peças de reposição. Desta maneira, a empresa se antecipa em oito anos às futuras normas ambientais e a ação faz parte de uma parceria com a Bioseta, empresa especializada em saúde ambiental, a qual investiu R$ 160 mil na construção das unidades para atender aos novos padrões da montadora.
As novas embalagens substituem o tratamento por Brometo de Metila, anteriormente utilizado, e atendem os padrões de qualidade, saúde, meio ambiente e segurança e às restrições fitossanitárias e quarentenárias exigidas no trânsito Internacional de Mercadorias, com benefícios ao meio ambiente. Além disso, oferece vantagens para quem realiza o manuseio do processo, pois dispensa o uso de máscaras, luvas e óculos, a área não precisa ser isolada e não há riscos de contaminação e de insalubridade.
O tratamento térmico não possui restrições internacionais e é recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU), por se tratar de processo limpo e seguro, e consiste em manter as embalagens em estufas a uma temperatura constante e homogênea de 56ºC durante 30 minutos no interior da madeira. Já o Tratamento com Brometo de Metila é dosado em função da temperatura ambiente com variação do tempo de tratamento de 16 até 24 horas.