A Marcopolo destaca que é a primeira fabricante de ônibus a receber a homologação para comercializar veículos no Chile. O título foi concedido pela Secretaria de Transportes do governo daquele país, que desde setembro passou a exigir a certificação para todos os modelos, inclusive para os processos de construção e avaliação dos fabricantes.

De acordo com o decreto 175, de 2006, do Ministério do Transporte e Telecomunicações, os veículos devem contar com cintos de segurança, ancoragem e travamento dos assentos e maior resistência da carroceria em caso de capotamento. Para conhecer a fabricação do modelo e os componentes usados em sua construção, o subsecretário de Transportes, Danilo Núñez, juntamente com o secretário técnico do Centro de Controle e Certificação Veicular, Alfonso Cádiz, visitaram as instalações da empresa em Caxias do Sul/RS, em agosto.

O primeiro modelo da Marcopolo a receber a certificação foi o ônibus Viaggio 1050, fabricado na unidade de Ana Rech, em Caxias do Sul. A empresa ressalta que esse modelo é ideal para viagens intermunicipais, e atende todos os requisitos e normas internacionais de segurança e de construção, que passaram a ser exigidos para os veículos comercializados no Chile.