Mesmo antes de estar disponível ao tráfego de veículos, já está em discussão a implantação de praças de pedágio no trecho Sul do Rodoanel, após conclusão prevista para 2010  e no trecho Oeste, a partir de 2008

398O Rodoanel Mário Covas foi concebido inicialmente sem a intenção de cobrança de pedágio, entretanto, em dezembro, a Secretaria dos Transportes, através da Dersa Desenvolvimento Rodoviário S/A e da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado de São Paulo (Artesp), realizou audiência pública no Instituto de Engenharia, em São Paulo, para apresentar as linhas básicas do processo de concessão dos trechos Oeste e Sul. Na ocasião, estavam presentes representantes da Secretaria dos Transportes, de concessionárias de rodovias e de entidades do transporte rodoviário de cargas.

A licitação irá ocorrer em janeiro de 2007 e a concessionária de rodovias que vencer deverá garantir financiamento para implantar o trecho Sul com a região do ABC e o Porto de Santos e garantir níveis de serviços adequados ao usuário, entre outras atribuições. Há ainda a hipótese de a concessionária arcar com o custo das obras restantes ou caso contrário a própria Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) irá financiar o restante do projeto.

O início da cobrança de pedágio no trecho Oeste, concluído desde outubro de 2002, deverá ocorrer a partir de 2008. O valor de pedágio proposto pelo Governo do Estado nos trechos Oeste e Sul é de R$ 5,00 em cada sentido da via (pedágio de barreira) e R$ 2,50 nas que fazem acesso ao Rodoanel (pedágio de bloqueio ou alça de acesso). No exemplo citado durante a audiência, o usuário que vier do Interior paulista sentido Santos, no litoral, irá pagar dois pedágios de R$ 5,00. Para o usuário local que pegar a rodovia dos Bandeirantes e sair na Castello Branco, pagará R$ 2,50 na saída do Rodoanel e se sair antes do pedágio de barreira, irá pagar pelo trecho utilizado.

Segundo o secretário estadual de transportes, Dario Rais Lopes, o qual apresentou as regras para concessão, a maioria das estruturas no mundo similares ao Rodoanel Mário Covas são pedagiadas. Com relação a preço do pedágio, na opinião dele os segmentos ligados ao transporte irão definir uma proposta de tarifa. \”O que vai determinar se o caminhão irá trafegar ou não no Rodoanel não é o valor do pedágio, mas o motorista, que irá calcular o custo e descobrir qual caminho será mais viável e econômico\”.

Para Flávio Benatti, presidente da Federação das Empresas Transportadoras de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP), o Rodoanel vai melhorar a economia do País. \”O ideal é que o pedágio fosse zero para o caminhão. Além do mais, o objetivo das entidades na negociação irá definir se o caminhão irá pagar um valor menor de pedágio em relação aos outros veículos\”.

O Rodoanel foi projetado pelo Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de retirar grande parte de veículos das marginais e vias expressas, principalmente os caminhões que cruzam a capital paulista para entregar e coletar mercadorias, agilizar o fluxo e reduzir o custo do transporte. Trata-se de um projeto dividido em quatro trechos: Norte, Sul, Leste e Oeste, sendo que este último já faz a interligação das rodovias Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castello Branco, Anhangüera e Bandeirantes. Quando estiver totalmente concluído, o Rodoanel  irá interligar também a Fernão Dias, Dutra, Ayrton Senna, Imigrantes e via Anchieta.

Por Magno Pereira

Legenda da foto: imagem do trecho Oeste do Rodoanel, na interligação com a rodovia Anhangüera (foto: site Dersa)