Dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que consolidou os números referentes à safra 2013/2014, mostraram que o Estado de Mato Grosso produziu 47,70 milhões de toneladas de grãos e fibras, quase 4% a mais que o realizado na safra anterior, quando foram produzidas 45,90 milhões de toneladas. Os números mantiveram, pelo terceiro ano consecutivo,  o Estado como o maior produtor de grãos e fibras do Brasil. Apesar de problemas climáticos, fitossanitários e mercadológicos que inibiram investimentos na safrinha de milho, por exemplo, o Estado conseguiu bater o próprio recorde. O milho segunda safra retraiu em 8,9% ao passar de 19,35 milhões de toneladas para as atuais 17,62 milhões.
Nesse ciclo, Mato Grosso ofertou 24,4% da produção nacional. Em relação à soja, a produção mato-grossense respondeu por um terço das mais de 86 milhões de toneladas apontadas pela Conab. Líder também na produção nacional de algodão, Mato Grosso respondeu por 58% da pluma produzida no País.
O Brasil fecha o ciclo com produção de 195,46 milhões de toneladas, incremento de 3,6% ante as 188,6 milhões de toneladas da safra passada. Paraná e Rio Grande do Sul seguem como o segundo e terceiro maiores produtores do Brasil, com 35,82 milhões de toneladas e 30,44 milhões de toneladas, respectivamente. Entre os três maiores produtores desta safra, somente o Paraná registrou recuo anual de 2,1%.
Fonte: Diário de Cuiabá