De janeiro a outubro de 2009, considerando o desempenho dos segmentos da linha leve (carroçarias sobre chassis) e pesada (reboques e semirreboques), a indústria comercializou 90.848 unidades, o que representou uma queda de 19,66% em comparação as 113.080 unidades emplacadas nos dez primeiros meses do ano passado. De acordo com dados da ANFIR – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários – as vendas de reboques e semirreboques neste período somaram 32.213 unidades registrando desempenho 32,37% inferior ao apurado no mesmo período de 2008, quando o setor comercializou 47.628 unidades. No segmento de linha leve, o panorama não é diferente. As empresas da área comercializaram de janeiro a outubro 58.635 unidades e registraram queda de 10,42% sobre os 65.452 equipamentos licenciados nos oito primeiros meses de 2008. As vendas para o mercado externo são as que estão registrando as maiores quedas desde que o mercado de implementos rodoviários começou a sentir os reflexos da crise econômica mundial. Até o mês de setembro de 2009, a indústria exportou 57,68% menos do que o volume de igual período de 2008. Foram exportadas 2.178 unidades, contra 5.147 produtos comercializados no mercado externo em igual período do ano passado. Para o presidente da ANFIR, Rafael Wolf Campos, o mercado de implementos rodoviários em 2010 deverá apresentar uma recuperação da ordem de 6 a 8%. Acredita, ainda, em um crescimento anual contínuo de 5% até 2013 devido à grande demanda que está por vir em função das obras de construção civil e o bom desempenho de outros segmentos que aquecem a economia.