A Mercedes-Benz anunciou que pretende expandir as atividades da SelecTrucks, sua divisão de veículos seminovos, com a abertura da sua segunda loja, em Minas Gerais, e a criação de postos avançados em concessionários, com consultores especializados para atendimento focado nessa modalidade de venda. Inaugurada em setembro de 2013, em Mauá, região Metropolitana de São Paulo, a unidade de negócios ajudou a alavancar a venda de novos. Em 18 meses de atuação foram comercializados 680 caminhões 0km aceitando o veículo seminovo na troca. “Nos últimos anos, o segmento de caminhões usados vem crescendo de forma consistente no Brasil. Em sintonia com este movimento do mercado, a SelecTrucks oferece excelentes oportunidades para o cliente trocar o seu veículo por um zero km ou por um mais novo”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
A SelecTrucks é responsável pela compra, estoque, manutenção e venda de seminovos, apoiando os concessionários na negociação com os clientes. Com amplo mix de produtos, trabalha com todas as marcas de caminhões, modelos e anos de fabricação. O portfólio é divulgado via website e o cliente pode tanto utilizar seu caminhão seminovo na compra de um Mercedes-Benz zero km, quanto adquirir outro seminovo. Além disso, as operações de financiamento contam com os suportes do Banco Mercedes-Benz e de outras entidades parceiras. Entre os diferenciais de mercado, a Mercedes-Benz destaca a Garantia SelecTrucks com cobertura de até 12 meses para todas as marcas de seminovos, proteção contra gastos inesperados e atendimento em todo o Brasil, não possui limite de quilometragem, reembolsa 100% dos custos com reparos até o valor de venda do veículo e não possui franquia.
O SelecTruck faz parte da estratégia da Mercedes-Benz de atender de forma completa os clientes, além, também. De valorizar a marca, oferecendo toda uma linha de produtos e serviços, como o Aliance Parts, Mercedes-Benz Service Plus, Renov, Fleetboard e Banco Mercedes-Benz. O SelectTruck existe há mais de 10 anos na Europa (onde utiliza o nome TruckStore) e vende 16 mil unidades/ano em 31 lojas instaladas em mais de 15 países. O serviço existe também nos Estados Unidos, com o nome igual ao batizado no Brasil. “A gente não ganha com a venda de usados. Queremos vender novos”, conclui Leoncini.