Durante o IAA – Salão Internacional de Hannover, na Alemanha, a Mercedes-Benz apresentou a segunda geração do Active Brake Assist no caminhão pesado Actros. Enquanto antes ele freava automaticamente ao identificar obstáculos que se moviam vagarosamente à frente do caminhão e representavam ameaça de colisão com a traseira do veículo à frente, o Active Brake Assist 2 também intervém para evitar o perigo de obstáculos imóveis, como os últimos veículos parados num engarrafamento inesperado. De forma similar a de seu predecessor, o sistema Active Brake Assist 2 também se baseia em um sistema que incorpora três unidades de radar. Eles varrem uma área na via à frente do caminhão, enquanto determinam continuamente a distância entre ele e o veículo à frente ou os obstáculos imóveis, como a diferença de velocidade entre os dois veículos. Com base no estilo de direção do momento, se um acidente for inevitável, o motorista recebe alertas visuais por meio de um triângulo vermelho que se acende, assim como um alarme sonoro. Se a situação piorar, o sistema reage acionando os freios. Os contornos dos veículos são armazenados em um sistema, garantindo assim que o Active Brake Assist reaja somente a veículos e não a obstáculos menores, tais como objetos caídos na estrada. O conceito de aviso foi projetado para permitir que os motoristas desviem de situações críticas por si próprios. Os caminhões rodoviários mais exclusivos que trazem a estrela da Mercedes têm o nome de Actros Edition Black Liner e White Liner, série especial do Actros disponível com pintura em branco diamante ou preto obsidiana, com uma faixa dupla larga decorando a cabina. O Actros Edition inclui o Active Brake Assist, o Lane Guidance System (sistema de orientação de faixa de rolagem) e airbag para o motorista. Defletores de ar de teto e da lateral da cabina, bem como os painéis laterais aerodinâmicos, diminuem ainda mais o já baixo consumo de combustível. Outro veículo apresentado foi o novo caminhão Atego da Mercedes-Benz, destaque pelo design moderno no estilo Actros. Destaque para a grade frontal, também disponível, opcionalmente, com acabamento em pintura personalizada. Todas as versões são equipadas com volante multifuncional para comando do computador de bordo, telefone e rádio. O novo painel de instrumentos, com anéis cromados em torno do velocímetro e do conta-giros, conta com display que exibe elementos gráficos e também com funções adicionais, como a conexão com o sistema de gestão de frota FleetBoard ou dispositivos de navegação. Três motores BlueTec compatíveis com a norma Euro 5 cobrem uma gama que vai de 95 kW (129 hp) a 210 kW (286 hp). Uma oferta de versões EEV – Enhanced Environmentally Friendly Vehicles (veículos excepcionalmente compatíveis com o meio ambiente) também está disponível a partir de 2010. Os motores do novo Atego podem ser combinados com o sistema de partida/parada, o que reduz o consumo de combustível no transporte urbano em até 2,8%. A produção das primeiras 50 unidades do Atego BlueTec Hybrid terá início no próximo outono na Europa. Dependendo da utilização do caminhão, o sistema híbrido diminuirá o consumo de combustível entre 10 a 15%, além das reduções correspondentes de emissões de CO2. Na ocasião, a Mercedes-Benz também destacou a última versão do Axor, equipado com o sistema automatizado de mudança de marchas PowerShift da Mercedes-Benz, item de série na Alemanha para as faixas de potência mais altas (360-430 hp). Esse sistema otimiza o consumo de combustível e eleva o nível de conforto para o motorista. O PowerShift ajuda a aliviar a carga de trabalho do motorista, o que se destaca especialmente nas operações de distribuição, e garante alta qualidade durante a longa vida útil do equipamento. Além disso, esse sistema de transmissão ainda reduz a tensão na embreagem e no trem de força, minimizando desgastes.