A Mercedes-Benz acaba de apresentar para o mercado a linha Axor Premium, que introduz o câmbio semi-automatizado ComfortShift e os freios ABS como itens de série. O novo câmbio substitui a alavanca de troca de marchas por uma manopla do tipo “joystick” e os engates passam a ser selecionados eletronicamente e a marcha escolhida é engrenada de forma pneumática assim que o motorista pressiona o pedal da embreagem.

A marcha engrenada, pré-selecionada ou recomendada é mostrada no display do painel de instrumentos, orientando de forma clara o motorista. Segundo a empresa a principal diferença entre o câmbio G-240 de 16 válvulas com alavanca e ComfortShift é o sistema de engate de marcha. No modo mecânico a alavanca é acionada manualmente pelo motorista, com pressão simultânea do pedal de embreagem e no semi-automatizado o acionamento é eletropneumático, não havendo mais uma ligação mecânica entre o setor de marchas e a caixa.

Este sistema utiliza o pedal de embreagem, sendo necessário o seu acionamento para a efetivação de todas as mudanças. Entre as vantagens da nova tecnologia destacadas pela empresa estão o ganho de conforto para os motoristas, redução de erros de operação, otimização no consumo de combustível da frota, maior rentabilidade para o transportador e maior vida útil do caminhão.