Anunciada em 2019, a parceria entre a Mercedes-Benz e Bosch para ter no Brasil o maior e mais avançado campo de provas do Hemisfério Sul para veículos comerciais avançou mais um passo com início das obras do Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis (CTVI).
Previsto para ficar pronto para início das atividades no primeiro de 2022, este novo Centro de Testes é uma extensão do Campo de Provas da Mercedes-Benz do Brasil inaugurado em maio de 2018 no município de Iracemápolis, no Interior do Estado de São Paulo.
De acordo com a Mercedes-Benz, o CTVI agregará mais cinco complexos, ocupando 400 mil metros quadrados, elevando para 22 o número de pistas do Campo de Provas, contando com um circuito oval de aproximadamente 2,6 quilômetros de extensão, três faixas rolagem, uma faixa de acostamento e curvas compensadas para altas velocidades.
Quando finalizado, contará com pistas para avaliações de segurança veicular, eficiência energética e novas tecnologias de assistência ao condutor. A unidade será oferecida também para outras montadoras, fabricantes de peças e outras empresas e públicos do setor automotivo para a realização de seus testes.
A estrutura do Centro de Testes conta com boxes de oficina de protótipos e escritórios individuais para assegurar a privacidade e confidencialidade de projetos dos usuários.
Segundo informações da Mercedes-Benz, desde a primeira locação em abril de 2019, já foram registradas mais de 70 locações da Pista Acústica para outras empresas, envolvendo mais 330 testes para quase 30 marcas do setor automobilístico.
Com a ampliação, além de testes para caminhões e ônibus, já disponíveis, também serão oferecidos testes para automóveis, comerciais leves e máquinas agrícolas para empresas terceiras.
Para o presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, Karl Deppen, ao disponibilizar essa nova estrutura para outras empresas do setor automotivo, se contribui também para o desenvolvimento da indústria automotiva brasileira.
“Com o importante diferencial de que toda a estrutura estará concentrada em um único local, otimizando processos e assegurando ganhos de eficiência, agilidade e produtividade, com segurança e confiabilidade”, destacou o dirigente da Mercedes-Benz do Brasil.
Ainda de acordo com Karl Deppen, o CTVI ampliará a gama de testes veiculares no Brasil, acelerando o desenvolvimento de produtos e tecnologias por meio de uma estrutura similar às existentes em países como Alemanha, Estados Unidos, China e Japão.
O executivo cita que entre os testes se destacam ensaios para desenvolvimento de sistemas de segurança veicular e controle de chassi, como Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP®), Frenagem Automática de Emergência, proteção de pedestres e ciclistas (AEB) e Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS), além de eficiência energética e de condução autônoma e semiautônoma.
Para o presidente da Robert Bosch América Latina, destaca Besaliel Botelho, o empreendimento está diretamente alinhado ao objetivo estratégico da empresa de ter centros de competência locais para atendimento das demandas dos clientes.
“Há muito tempo, a Bosch vinha sentindo a necessidade de investir em uma área onde fosse possível testar e validar sistemas de segurança, assistência ao condutor e eficiência energética que já estão disponíveis no mercado nacional, bem como aqueles que virão por conta do Rota 2030 ou que serão demandados pelas legislações futuras. ”, disse Botelho.
O executivo da Bosch acrescentou que depois de estudar diferentes possibilidades, a parceria ideal foi encontrada com a Mercedes-Benz, para juntos as duas empresas construírem um Centro de Testes Veiculares que beneficiará toda a cadeia automotiva na América Latina. O investimento anunciado será de R$ 94 milhões.