Linha Atego terá itens para viabilizar economia, conforto e desempenho

A Mercedes-Benz acaba de anunciar ao mercado que os caminhões semipesados da marca passarão a contar com o conceito Econfort (Economia+Conforto+Força/Desempenho). “O Econfort é resultado de uma visão que engloba esses três importantes atributos que são essenciais para a rentabilidade no transporte de cargas. Os novos recursos estão presentes integralmente no novo Atego 2430 6×2 e, naturalmente, se estenderão a outros modelos de nossa linha de caminhões semipesados”, destaca Gilson Mansur, diretor de vendas e marketing de caminhões da companhia.

Para atender o quesito economia, a empresa introduz no segmento de semipesados o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift, sem pedal de embreagem e com última marcha direta. Além disso, o veículo contará com a nova geração do eixo traseiro HL-4. O equipamento, segundo a montadora, possui uma nova relação de redução (i=3,58) que proporciona menor nível de ruído na cabina, maior conforto para o motorista e maior durabilidade do motor, graças à redução da rotação de trabalho.

Já na questão de conforto, a fabricante investiu em uma suspensão da cabina – com dois pontos na dianteira com coxins e dois pontos na traseira com molas helicoidais – que promete melhora no isolamento das vibrações e no amortecimento das irregularidades da via. Além disso, a parte interna conta com novo revestimento interno em tecido aplicado no teto, laterais e parede traseira da cabina. Os tapetes mais densos proporcionam maior absorção de ruídos e também colaboram para um melhor isolamento acústico.

No quesito desempenho, o motor que equipa o Atego 2430 6×2 é OM 926 LA, com potência de 286 cv, que ganhou um novo conceito de curva de torque, atingindo 1.250 Nm de 1.100 a 1.200 rpm. Segundo a Mercedes, trata-se do maior torque do mercado na categoria de semipesados 6×2, até 32% maior que os modelos da concorrência. “Isso resulta em melhores acelerações e retomadas e em manutenção de velocidades mais altas, com menos trocas de marcha, proporcionando economia de combustível e maior agilidade ao caminhão”.