A Mercedes-Benz do Brasil acaba de implantar sete novos projetos do programa Produção mais Limpa (P+L) em sua fábrica de caminhões e ônibus em São Bernardo do Campo/SP e na Central de Peças, na unidade de Campinas/SP. O P+L é um conjunto de iniciativas voltadas à redução do consumo de matérias-primas, recursos naturais e geração de resíduos, bem como de melhoria nos processos industriais e de redução de custos.

O P+L estimula o comprometimento dos colaboradores com os objetivos da empresa e eleva o nível de conscientização para a preservação ambiental. Essa ação coloca em evidência a efetiva aplicação do tripé da sustentabilidade, com impactos positivos em termos ambiental, econômico e social.

Entre os novos projetos destacam-se ações voltadas para a melhoria e a otimização de processos e para a reutilização de materiais, como por exemplo a melhoria no processo de pintura, por meio da aquisição de tintas em latas de 0,9 litro para cores de baixo consumo, substituindo os galões de 3,6 litros, e criação de um código para os novos itens. Dentre os benefícios estão a redução no consumo de tinta e no risco de acidente (limpeza de 531 galões/ano), redução na geração de resíduos da Classe I: 0,8 tonelada/ano, redução na geração de sucata metálica de 48 kg/ano.

Além de outras ações, uma delas é a melhoria no procedimento de limpeza, por meio da substituição da lavagem da plataforma de expedição de peças de reposição, na unidade de Campinas, por novo procedimento que utiliza uma máquina para esfregar o chão e panos úmidos. Entre os benefícios estão a redução de 80% no consumo e descarte de água, sensibilização e comprometimento dos colaboradores e redução no consumo de água de 34,56 mil litros/ano.