Inaugurada oficialmente na última semana, a nova fábrica de veículos comerciais da Mercedes-Benz está em operação desde janeiro deste ano. “Com investimento de R$ 450 milhões, a nova unidade foi transformada e preparada para a produção de caminhões Accelo e Actros num tempo recorde de 18 meses”, afirma Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para a América Latina.
Segundo o executivo, com a nova planta de Juiz de Fora e com o aumento de capacidade de produção em São Bernardo do Campo, a empresa está preparada para atender a todas as demandas do mercado. \”Esse é um pilar estratégico para que a Mercedes-Benz do Brasil seja uma empresa mais ágil, mais forte e mais competitiva”, acrescenta.
De acordo com a montadora, a nova planta reúne o que há de mais moderno e inovador em termos de produção de caminhões. Conforme anunciado, a companhia realizou estudos e análises sobre os modelos industriais existentes atualmente no Brasil e no mundo, tanto do Grupo Daimler, como de outras indústrias do setor. “Diversos benchmarkings e kaizens foram realizados para identificar os melhores métodos relacionados especialmente à fabricação e à logística”, explica Ronald Linsmayer, vice-presidente & Chief Operational Officer da área de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Chegamos a uma configuração de alta produtividade e flexibilidade. Atividades essenciais, como produção e controle da qualidade, ficam a cargo de nosso pessoal, o que nos permite assegurar o elevado padrão mundial de qualidade dos caminhões da marca. Outras atividades, executadas por terceiros, contam com nosso planejamento, garantindo a qualidade necessária”.
Um dos diferenciais do conceito de produção adotado na planta é a fabricação de dois produtos completamente distintos numa mesma linha de montagem, um caminhão leve e outro extrapesado. Além disso, todos os procedimentos foram estudados e avaliados de forma a garantir a eficácia do sistema corporativo de gestão integrada. Os processos escolhidos têm como premissa a sustentabilidade e asseguram o mínimo impacto ao meio ambiente. Tudo na nova fábrica foi planejado no sentido de minimizar, por exemplo, consumo de energia elétrica e água por unidade montada ao longo do processo produtivo. Conceitos como Kan-ban, Just-in-sequence, One-piece-flow e Lean Manufacturing (Produção Enxuta) foram combinados de forma que não há na unidade estoque ou desperdício ao longo do processo fabril.
Outra medida derivada dos benchmarkings é a criação dos Portais da Qualidade. Ao longo de toda a linha de montagem, diversas estações de verificação e autocontrole asseguram a qualidade em cada etapa do processo de produção. Dessa forma, os colaboradores podem agir prontamente numa eventual necessidade de correção ou ajuste. Na unidade, toda revisão inclusive a final é feita sobre a linha de montagem.
Além disso, foi estabelecido na planta um \”parque industrial de fornecedores\” – o I-Park, área na qual estão sediadas três empresas provedoras de componentes e submontagens. Este conceito possibilita aperfeiçoar a entrega de diferentes conjuntos, em forma de kits, diretamente na linha de montagem, seguindo o conceito just-in-sequence. As empresas Maxion, Randon e Seeber já estão instaladas e operam suas fábricas, na maior parte da área disponível. No local, são montados longarinas e subsistemas, bem como pintadas as partes plásticas de peças, entre outras atividades. A mais recente integrante desse parque é a empresa Grammer, fornecedora de bancos para os caminhões.Durante a inauguração, a empresa anunciou a venda de 86 unidades do extrapesado Actros 2646 6X4 para a Coteminas, empresa que atua no setor têxtil. Os veículos serão utilizados no transporte de algodão e produtos têxteis, tanto de suas fazendas em Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás para as unidades industriais, como destas últimas para os seis centros de distribuição nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul.
“Mais de 40 unidades já foram entregues ao cliente no mês de abril e a programação é concluir a entrega ainda neste primeiro semestre do ano”, afirma Joachim Maier, vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil. “Todos os caminhões são modelo 2012 e produzidos em nossa nova fábrica em Juiz de Fora (MG). Com a compra dos veículos, a Coteminas passa assim a ser o maior frotista de Actros rodoviário no Brasil”. A venda dos 86 caminhões Actros ao cliente foi realizada por intermédio do concessionário Cardiesel, de Belo Horizonte. Pedro Garcia Bastos Neto, vice-presidente industrial da companhia têxtil, destaca alguns fatores decisivos para a escolha do Actros. “Além da confiabilidade do produto e do reduzido consumo de combustível, pesaram positivamente para nossa escolha a força e a tradição da marca Mercedes-Benz”, afirma.