A Mercedes-Benz acaba de iniciar as vendas da nova geração de vans, furgões e chassi da linha Sprinter. Entre os destaques, a linha vem equipada com o motor OM 651, com tecnologia BlueEfficiency (com sistema de recirculação dos gases de escape) – novo câmbio de seis marchas (ZF ECO Gear 6S-450 de seis velocidades) e o sistema ESP Adaptativo® e airbags para reforçar a segurança. A nova geração de motores Mercedes-Benz OM 651 LA biturbo de 4 cilindros está disponível em duas classes de potência. A versão 311 CDI Street conta com motor de 114 cv (aproximadamente 5% mais potente), com torque de 28,5 mkgf de 1.200 a 2.400 rpm. Já as versões 415 CDI e 515 CDI têm motorização de 146 cv, com torque de 33,6 mkgf de 1.200 a 2.400 rpm, um incremento de cerca de 13% na potência e 6,5% no torque. Outra inovação nos veículos Sprinter é a introdução de dois eixos balanceadores Lanchester nos motores. Movidos por engrenagens, os balanceadores giram abaixo do virabrequim, no cárter, e levam o propulsor a um nívem mais de suavidade. Em relação ao design, a linha 2012 tem o parabrisa mais alto e retrovisores maiores, aumento do número de porta-objetos, volante multifuncional com teclas para comunicação com rádio e o telefone via Bluetooth (item opcional). A capacidade de transporte está maior tanto no número de passageiros nas vans quanto ao volume de carga dos furgões e chassis. A nova van Sprinter passa a oferecer as inéditas opções 17+1 e 20+1, aumentando as possibilidades para os clientes transportarem mais pessoas por viagem, além das tradicionais versões 9+1 e 15+1. O furgão oferece várias opções de capacidade volumétrica de carga, que vão de 7,5 m³ a 15,5 m³. A porta lateral corrediça, com 182 cm de altura e 130 cm de largura, está 24% maior em relação à versão atual e permite até o carregamento de um palet pela lateral do veículo ou pela porta traseira. Já o chassi com cabina da linha Sprinter está apto para a implementação de diversos tipos de carroçarias, que permitem uma capacidade volumétrica de carga até 22 m³.
O objetivo da Mercedes-Benz Brasil, conforme adiantou o vice-presidente de vendas, Joachim Maier, é atingir a marca de 20% de participação até o final do ano. Uma das estratégias da empresa para cumprir a meta estabelecida é a criação de um espaço direcionado especificamente para a comercialização dos veículos Sprinter. Trata-se do Van Center, inaugurado na última sexta-feira (01/06), em São Paulo.  A loja oferece um atendimento customizado aos clientes do segmento com destaque para o serviço básico de manutenção.
“Essa inauguração representa um novo marco significativo na preparação da nossa rede de concessionários para melhor atendimento aos clientes do segmento, iniciativa que ganha ainda mais impulso com a implantação dos Centros Especializados em Sprinter em diversas regiões do País”, afirma Joachim Maier, vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil. O conceito Van Center terá um total de seis pontos, com as primeiras unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.