1139A Mercedes-Benz iniciou as vendas do caminhão extrapesado Actros 2646 6×4 para o transporte rodoviário de cargas no Brasil. As seis primeiras unidades do modelo foram adquiridas pela empresa gaúcha Fagundes Construção e Mineração, que também confirmou a compra de mais 40 unidades do Actros 4844 8×4 para aplicações fora -de- estrada, totalizando 185 veículos Actros na frota da Fagundes. “Esperamos obter com esse caminhão rodoviário os excelentes resultados que temos alcançado com o Actros 4844 8×4 na aplicação fora-de-estrada da mineração\”, afirma Fernando Fagundes, diretor da empresa.

Equipado com o motor eletrônico OM 501 LA de 6 cilindros em V (potência de 456 cv a 1.800 rpm e torque de 224 mkgf a 1.080 rpm), o Actros 2646 LS oferece maior potência da linha de caminhões extrapesados rodoviários da Mercedes-Benz no País. Com entreeixos de 3.300 mm, o veículo permite a utilização de semirreboques, como carga seca aberta, furgão, sider, grãos, tanques de líquidos e gases e porta-contêiner, entre outros, conforme explica a empresa. É indicado especialmente para longas distâncias rodoviárias e para multicomposições, como bitrem (7 eixos e 57 toneladas de PBTC – peso bruto total combinado) e rodotrem (9 eixos e PBTC de 74 toneladas). Atende à resolução Contran 326/09, que, a partir de 1º de janeiro de 2011, tornará obrigatório o uso da tração dupla 6×4 em composições com PBTC de 57 toneladas.

O Actros 2646 LS é oferecido em três versões de configuração, “Conforto”, “Megaspace Alto Conforto” e “Megaspace Segurança”. A versão \”Conforto\” inclui cabina leito teto alto, suspensão pneumática da cabina, ar condicionado, teto solar com acionamento elétrico, vidros elétricos para motorista e acompanhante, trava elétrica central das portas, espelhos retrovisores elétricos com desembaçador, farol de neblina e longo alcance, piloto automático, computador de bordo com indicadores de consumo e itens de manutenção, preparação de instalação de gerenciamento de frota, sistema de freio eletrônico, câmbio automatizado, sensor de chuva e acionamento automático dos faróis, imobilizador com transponder, bloqueio de deslocamento para partida em rampa, alerta sonoro de marcha à ré, freios a disco nos eixos dianteiro e traseiros, freio-motor Top Brake, ABS, ASR, bloqueio do diferencial e suspensão traseira pneumática.

A cabina leito Megaspace – com piso totalmente plano e altura interna de 1,92 metro e largura de 2,26 metros – é a base do pacote \”Megaspace Alto Conforto\”, que inclui os mesmos itens da versão \”Conforto\”, mais o exclusivo equipamento de ar condicionado estático, que funciona com o caminhão desligado. Essa novidade assegura conforto para o descanso do motorista, especialmente nas paradas noturnas. Já a opção \”Megaspace Segurança\” conta com todos os itens da \”Megaspace Alto Conforto\”, adicionando ainda os seguintes equipamentos: assistente ativo de frenagem, retarder, sistema de controle de proximidade e sistema de orientação de faixa de rolagem.