1192A Mercedes-Benz pretende treinar 5.500 motoristas frotistas neste ano para atender a demanda das empresas de transporte que buscam preparar seus profissionais para as novas tecnologias dos atuais caminhões. Para cumprir essa meta, a companhia afirma ter mais que duplicado seu quadro de instrutores especializados no treino dos condutores de caminhões, ônibus e modelos Sprinter.

\”Em 2010, treinamos 2.825 motoristas, número que deve dobrar este ano\”, afirma Ari de Carvalho, diretor de pós-venda da Mercedes-Benz do Brasil. \”Foram cerca de 34.000 horas de treinamento para aproximadamente 300 empresas de transporte de grande porte em todo o País, metade deles na região Sudeste\”.

A Mercedes-Benz oferece os cursos de Formação de Monitores, com duração de cinco dias e Técnicas de Operação, com carga de 8 horas (módulo básico) ou 16 horas (avançado). Na primeira opção são abordados temas técnicos ligados a motor, câmbio, embreagem, eixos e transmissão, entre outros tópicos. Além disso, inclui um módulo sobre didática de treinamentos. Os participantes chegam a fazer apresentações filmadas, exibidas posteriormente aos alunos para avaliações quanto à postura e técnicas realizadas.  Esta opção é disponibilizada pela montadora em seus Centros de Treinamento de Campinas/SP, Porto Alegre/RS e Recife/PE. O curso também pode ser realizado em frotistas que tenham área de treinamento adequada e disponibilidade de veículos para esta finalidade. Para participar da modalidade há um pré-requisito, o Curso Fundamental de Serviço oferecido em nove Centros de Treinamento Homologados, instalados junto aos concessionários Mercedes-Benz das seguintes localidades: Taboão da Serra (SP), Nova Iguaçu (RJ), Contagem (MG), Curitiba (PR), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Belém (PA) e Manaus (AM).

Já o Técnicas de Operação, além de abordar a condução econômica ensina como obter maior durabilidade de agregados (câmbio e embreagem), utilizar as informações fornecidas pelo veículo, como, por exemplo, através do computador de bordo dos caminhões e discute também a preservação do meio ambiente. O curso é aplicado em instalações do cliente, seja por um instrutor da fábrica ou de um concessionário, ou ainda por um monitor do próprio frotista.