Por meio de uma parceria com a Viação Saens Pena, do Rio de Janeiro, a Mercedes-Benz iniciará testes com diesel de cana em ônibus urbanos. Conforme anunciado, 30 veículos serão abastecidos com 30% de diesel de cana e 70% diesel S50 – B5.
Segundo a montadora, esta mistura proporcionará 4% de redução das emissões de material particulado e 3% das emissões de NOx (Óxidos de Nitrogênio), quando comparado com o novo diesel S50. Em relação ao diesel S500, ainda em uso em muitas cidades brasileiras, a redução é de 10% de material particulado e de 7% de NOx.
As análises serão realizadas com ônibus urbanos OF 1722 da Mercedes-Benz, numa parceria que envolve também a Amyris Brasil, fabricante que desenvolveu o diesel de cana no País, e a Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro e a Petrobrás Distribuidora).
“Mostramos ao mercado que o diesel de cana é a mais viável alternativa de combustível limpo para o nosso País, sem exigir alterações na motorização do veículo e contribuindo para o negócio dos operadores”, garante Ricardo Silva, vice-presidente de Ônibus América Latina da Mercedes-Benz.