O Atego da Mercedes-Benz, primeiro caminhão com propulsão híbrida a ser produzido em série na Europa, já foi entregue a mais de 110 clientes desde seu lançamento em 2010.

Projetado para uso urbano ou em serviços de distribuição de curta distância, o veículo, segundo a Mercedes-Benz proporciona economia de combustível de até 12% quando comparado ao desempenho de um caminhão de propulsão convencional com a mesma capacidade de carga, independentemente das condições climáticas e mesmo em situações de paradas frequentes ou de congestionamento.

O Atego híbrido pode ser movido tanto pelo motor diesel, quanto pelo motor elétrico, ou ambos os sistemas de propulsão juntos. Se as baterias tiverem carga suficiente, é possível sair apenas com a propulsão elétrica. O motor diesel opera em marcha lenta, servindo somente para a propulsão das unidades auxiliares, tais como o reforço do freio e a direção hidráulica. Quando é necessário obter mais força, a opção diesel é acionada totalmente através da embreagem. As baterias são recarregadas em fases de sobremarcha ou durante a frenagem. A função start/stop automática é equipamento de série e reduz o consumo de combustível, bem como as emissões e o nível de ruído a zero quando se para no semáforo.