Ano passado, o número de emplacamentos de caminhões atingiu a marca de 101.335 unidades acima de 3,5 toneladas de PBT. Desse total, 29.950 foram da marca Mercedes-Benz e garantiram à empresa participação de 30% de mercado.

O ano de 2019 foi quarto consecutivo em que a fabricante termina o período como a marca com maior volume de vendas de caminhões, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O caminhão da marca mais vendido ano passado foi o Actros 2651, com 3.703 unidades. O modelo liderou pelo segundo ano seguido o volume de emplacamentos de modelos da marca.

Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil destacou que o Actros é um caminhão com total aprovação no transporte de grãos.

“Esse resultado impulsiona ainda mais a chegada do Novo Actros – que começa a ser entregue aos clientes em abril – oferecendo mais valor agregado em performance, economia, segurança e conforto, além de garantir conectividade e interatividade entre motoristas, o gestor da frota e o operador logístico e o cliente final, acrescentou o executivo.

Já o presidente da companhia no Brasil e na América Latina, Philipp Schiemer, destacou que a empresa tem aumentado sua liderança no mercado porque tem feito a lição de casa. “Continuamos ouvindo clientes de todos os cantos do Brasil, buscando entender cada vez mais o que eles demandam em nossos produtos e serviços”, disse o executivo.

O executivo lembrou que o transporte de grãos, cana-de-açúcar, mineração, bebidas e comércio eletrônico foram atividades que puxaram as vendas em 2019. Adicionou que a expectativa no setor é que 2020 seja ainda melhor para as vendas de caminhões no Brasil.

“Acreditamos que que as renovações de frota acontecerão numa velocidade maior e num tempo menor, o que manterá as vendas de caminhões aquecidas no País”, acrescentou. Schiemer citou que há também sinais de aquecimento na construção civil, obras de infraestrutura, cargas industriais, consumo das famílias e distribuição urbana.

“É por isso que temos de acompanhar atentamente e entender o que está acontecendo no mercado. Como marca líder, temos de ter as soluções para as atuais e as novas demandas do mercado”, concluiu.