469A Michelin lança durante a Agrishow, em Ribeirão Preto/SP, a gama Y3, uma linha de pneus agrícolas de uso misto para aplicação em caminhões e ônibus, os quais foram desenvolvidos com base nas severas condições das estradas brasileiras. Os novos pneus X FORCE XDY3, XZY3 e XZH3 (foto ao lado) podem alternar a rodagem entre rodovias asfaltadas e estradas de terra, com buracos e pedras.

A empresa explica que o modelo XDY3 está disponível nas dimensões 10.00 R20 e 11.00 R22 e oferece, na primeira vida, rendimento quilométrico em média 35% superior ao modelo anterior, o XDY, devido a três inovações incorporadas ao novo pneu, como o aumento na profundidade da escultura do pneu e da largura da banda de rodagem, proporcionando maior aderência. A segunda fica por conta do sentido da escultura, que propicia maior tração até o fim do uso, além de uma mistura de borracha com maior profundidade, mais resistente às duras condições de uso, que minimiza os arrancamentos e picotamentos, reduzindo as paradas para manutenção.

O novo XDY3 é mais resistente por contar com uma lona adicional no bloco de lonas de topo, que permite um aumento da recapabilidade em até 15%. Projetado especificamente para uso em eixos trativos – em condições especiais, porém, também pode ser montado em eixos direcionais -, e atende às atividades ligadas ao agronégocio, em especial o setor de transporte de cana-de-açúcar, além de madeireiras, construtoras, concreteiras e outras ligadas ao campo em geral.

\”O pneu XDY, antecessor da gama atual, roda 60 mil quilômetros numa safra em seis meses. Com o novo XDY3, considerando o ganho de 35%, é possível obter mais de oito meses de uso, o que equivale a 81 mil km rodados ou dois meses a mais de produção\”, explica Paulino Padilha, gerente de Marketing Produto da Michelin no Brasil.

Já o XZY3, disponível nas dimensões 10.00 R20 e 11.00 R22, é indicado para uso nos eixos direcionais. Em função de sua maior profundidade (2 mm em relação ao seu antecessor XZY2), do novo composto de borracha da banda de rodagem e da escultura robusta, orientada para garantir excelente aderência em estradas de terra, o novo XZY3 apresenta rendimento quilométrico 20% superior ao modelo anterior.
Para atender ao mercado de veículos pesados e extrapesados que trafegam em condições severas, a Michelin oferece o pneu XZH3, na dimensão 11.00 R22, com composto de borracha na banda de rodagem que garante alta resistência a cortes e arrancamentos. Este modelo pode ser montado em eixos dianteiros e trativos.

O XZH3, por sua vez, garante melhor tração em terrenos inconsistentes, como pedras, cascalhos e areia, durante toda a vida. O rendimento quilométrico é superior em até 50% em condições de uso muito severas, quando comparado ao antecessor XDY. Além disso, o XZH3 também conta com a lona adicional que aumenta a recapabilidade em até 15%.
Liderança no mercado de Carga

Para automóveis, a Michelin apresenta o XH-AS, e destaca que o produto é referência em comportamento e estabilidade em curvas para veículos de média potência,  com maior durabilidade no segmento. Este modelo é homologado para diversas montadoras brasileiras, como Volkswagen, Renault e Citroën. Para veículos 4×4, a empresa expõe o pneu LTX A/T, que garante ótimo desempenho tanto em asfalto como em terrenos difíceis.