A Mirassol realizou na semana passada o transporte de 16 partes que irão compor a linha de montagem das asas dos aviões da Embraer. A viagem entre Campinas e São José dos Campos, no Estado de São Paulo, pelas rodovias Dom Pedro I e Presidente Dutra, durou cerca de seis horas e foi feita em 16 carretas.  “O avião chegou dos Estados Unidos e estávamos a postos para descarregar todas as partes do robô, que, por ser uma carga sensível e de alto valor, demandou extremo cuidado no manuseio e na transferência. Graças à alta qualidade das nossas equipes, tivemos êxito na operação e contabilizamos mais um projeto bem-sucedido para a Embraer”, conta Clayton de Alencar, gestor das Unidades de São José dos Campos e Viracopos da Mirassol. Segundo o gestor da operação, as principais dificuldades foram a consolidação do comboio e a disponibilidade da frota para a realização do transporte em uma única viagem, já que todas as partes do robô não podiam viajar separadas.
Terminal de Grãos do Maranhão inicia operação
Primeiro navio partiu para China com 66 mil toneladas de soja
O Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM), localizado no Porto de Itaqui (MA) iniciou a operação em fase de testes nesta semana. O primeiro navio partiu levando cerca de 66 mil toneladas de soja para a China. Inicialmente, o terminal passará a operar por meio de rodovia, mas a expectativa é que esteja 100% concluído até o final do primeiro semestre deste ano, quando está previsto para que o ramal ferroviário e os quatro armazéns estejam totalmente finalizados. O início da operação do terminal, ainda que em fase de testes, representa um marco logístico para o País, pois é bastante aguardado pelo mercado de agronegócios em geral, por representar uma nova alternativa para o escoamento da safra de grãos, especialmente para os produtores da região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), além do Nordeste do Mato Grosso, que serão diretamente beneficiados.
O investimento foi de aproximadamente R$ 600 milhões e é composto por quatro armazéns, sendo cada um com capacidade de armazenamento estática de 125 mil toneladas. O primeiro armazém, que começou a fase de testes operacionais pertence à NovaAgri. Porém, todas as empresas poderão operar neste silo, até que os quatro armazéns sejam concluídos. Na primeira etapa, o terminal terá capacidade de movimentar volumes superiores a cinco milhões de toneladas de soja, milho e farelo, por meio de berço que conta com preferência de atracação. Estima-se que 80% da produção agrícola dessas regiões chegarão ao TEGRAM por meio de ferrovias e 20% por rodovias.
A capacidade de recepção pelo modal rodoviário será de até 800 caminhões diariamente, o que significa mais de 32 mil toneladas por dia. Para minimizar o impacto do trânsito desses veículos, será adotado sistema de recebimento de mercadorias que contará com pátio de triagem e agendamento prévio. O sistema de recebimento ferroviário terá a capacidade para descarregar 3 mil toneladas/hora, com 8 vagões simultaneamente em 2 moegas ferroviárias. O ramal ferroviário terá extensão para receber um comboio com 80 vagões, com aproximadamente 7 mil toneladas/comboio.
A segunda fase entrará em operação quando o berço estiver próximo da movimentação de 5 milhões de toneladas anuais. Nesse momento, o embarque de mercadorias passará a ser realizado igualmente por um segundo berço, também com preferência de atracação. A expectativa de movimentação da operação somada destes dois berços ultrapassam 10 milhões de toneladas anuais.