A adição do biodiesel veio como uma alternativa para diminuir os preços do óleo diesel, mas na prática não funcionou, pois desde maio deste ano aumentou 14 % e poderá aumentar ainda mais. De acordo com Fernando Klein Nunes, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Paraná (Setcepar), esse aumento é um absurdo. \”A idéia é chegarmos ao diesel B20, ou seja, com 20 % de biodiesel na mistura. Mas se a cada 1% de adição eles subirem 3 % no valor, não sei onde vamos parar\”, comenta.

A Fecombustíveis, entidade que reúne os postos, alerta que para o consumidor essa alta represente um pouco mais. O presidente do Setcepar reforça que para os transportadores, o diesel representa até 40% do valor do frete e terá de ser repassado ao tomador do serviço. Nunes complementa que o governo federal deve estar atento ao fato de que estes aumentos prejudicam a economia e que a Petrobras não deve priorizar o lucro, mas o desenvolvimento do País e colaborar para frear os índices inflacionários.
– Diesel, biodiesel e GNV sofreram reajuste em junho

Segundo pesquisa realizada pelo Ticket Car, produto de gestão de despesas de veículos da Ticket, o diesel, biodiesel e GNV (Gás Natural Veicular) apresentaram alta nos preços em junho no País, seguindo a trajetória observada nos meses anteriores. O GNV teve alta média de 1,66%, o diesel e o biodiesel ficaram 2,14% mais caros nas bombas. Por outro lado, o álcool está 1,64% mais barato, quando comparado ao mês anterior e a gasolina se manteve estável na maior parte do Brasil, com variação de 0,1%.

De acordo com o levantamento, o litro do derivado da cana de açúcar passa a custar, em média, R$ 1,78 e o da gasolina, R$ 2,668. Contudo, esses valores podem variar de Estado para Estado, principalmente em razão das diferenças de custos para o transporte do combustível. Enquanto em São Paulo, por exemplo, o valor médio do álcool é de R$ 1,28, no Pará é de R$ 2,22. A mesma situação pode ser constatada em relação à gasolina, variando de R$ 2,44 até R$ 3,00.

O levantamento também avaliou em quais Estados é mais vantajoso o uso da gasolina e onde o álcool é mais rentável, auxiliando os motoristas na escolha da opção mais rentável. O resultado mostrou que em 19 Estados brasileiros a utilização do etanol apresenta melhor custo-benefício, com destaque para os Estados de São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Goiás. Nos demais, a gasolina ainda apresenta menor custo por quilometro rodado. Os dados também podem ser vistos pelos consumidores no www.ticket.com.br/ticketcar