Durante o evento Challenge Bibendum 2010, realizado entre os dias 30 de maio e 03 de junho, no Rio de Janeiro, montadoras de caminhão apresentam tecnologias e soluções sustentáveis. A iniciativa internacional, lançada pela Michelin em 1998, envolve indústrias automobilísticas, fabricantes de autopeças, empresas fornecedoras de energia e centros de pesquisa em prol da mobilidade sustentável. A Mercedes-Benz, por exemplo, participa com a exposição e a demonstração de veículos, conceitos e tecnologias.

Na ocasião, a montadora demonstra o desenvolvimento tecnológico de veículos comerciais e automóveis, bem como a utilização de combustíveis alternativos, além de apresentar o Accelo Blue Tec EEV movido a diesel de cana, veículo especialmente preparado para o Challenge Bibendum. O caminhão conceito, ainda em testes, foi concebido dentro das competências técnicas da engenharia da Mercedes-Benz para atender aos padrões da rigorosa norma europeia EEV – Enhanced Environmentally Friendly Vehicles (veículos excepcionalmente compatíveis com o meio ambiente). A Mercedes-Benz também demonstra os testes com o uso de biodiesel B100 em veículos comerciais. No evento, esse biocombustível abastece o caminhão pesado Actros 2646 e o ônibus rodoviário O 500 RSD.

A Volvo também está presente no Challenge Bibendum e mostra ações sobre mobilidade e novos combustíveis. Hoje (01/06), Anthony Greszler, da área de engenharia avançada de Powertrain, da Volvo dos Estados Unidos, debaterá o tema “Energias alternativas” e, no período da tarde, o presidente da Volvo Bus Latin America, Per Gabell, participa de um seminário estratégico que discutirá a “mobilidade urbana sustentável”. Gabell falará sobre transporte urbano sustentável, e abordará tendências importantes para o setor, como os modelos colaborativos de logística e transporte, e o uso compartilhado da infraestrutura das cidades para o transporte de passageiros e mercadorias.