Durante a 8ª Fetransrio (Feira Rio Transportes), que será realizada entre os dias 10 e 12 de novembro na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, montadoras irão apresentar novos produtos e soluções sustentáveis para o transporte de ônibus. A Mercedes-Benz vai propagar a ideia do uso de combustíveis renováveis, como diesel de cana e biodiesel, para aumentar as vantagens econômicas e ambientais proporcionadas pelo sistema BRT (Bus Rapis Transit), conceito de mobilidade através de ônibus, que estimula as pessoas a deixarem os carros em casa, diminuindo o trânsito. Os corredores expressos também será tema de discussão na feira, assim como a sua infraestrutura diante da realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 no Brasil. Para reforçar as características deste modelo de transporte, a MB preparou a Estação BRT, um espaço ambientado com ponto de parada, sinalização e acesso ao ônibus articulado O 500 MA, veículo com capacidade para transportar até 160 passageiros. Presente em diversos países, como Turquia, África do Sul, Chile, Equador e Brasil, o sistema BRT figura entre os que mais transportam passageiros no mundo.

A Volvo mostra na Feira o primeiro ônibus com tecnologia Hibrida Paralelo  (motores diesel e elétrico que funcionam em paralelo)  testado em operação comercial, um chassi 7700 Hybrid. O motor elétrico é utilizado para arrancar ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora e também é usado como gerador de energia durante as frenagens. Já o motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. A cada vez que acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. Quando o veículo está parado o motor diesel também fica parado. O presidente da Volvo Bus Latin America , Luis Carlos Pimenta, explica que o sistema híbrido da empresa resulta em uma economia de até 35% no consumo de combustível e entre 80% e 90% na diminuição das emissões de poluentes.

Já a MAN Latin América, apresenta o protótipo Volksbus articulado, que fará parte da linha em 2012, o novo micro-ônibus Volksbus 9.150 EOD na versão Plus – com PBT de 9.2 toneladas, os consagrados VW 15.190 EOD e VW 17.230 EOD com nova transmissão e inovações no modelo rodoviário VW 18.320 EOT. O Volksbus articulado possui motorização traseira, 320cv, piso alto, suspensão pneumática com ajoelhamento e pode receber carrocerias de até 18,2 metros. O veículo atenderá todos os requisitos das normas de Acessibilidade (NBR 14022) e de Fabricação de ônibus Urbano (NBR 15570). Outra novidade, o VW 9.150 EOD Plus tem novo conjunto traseiro (eixo+suspensão) – o que permite maior capacidade de carga e possibilita a construção de carrocerias maiores – e está disponível em duas motorizações Cummins e MWM.