Entre agosto de 2015 e novembro de 2019, o repórter fotográfico Renato Weil e a jornalista Glória Tupinambás percorreram 125 mil quilômetros a bordo de um Mercedes-Benz Sprinter. A rota incluiu rotas das três américas (do Sul, Central e do Norte, chegando ao Alasca).
Devidamente implementado como motor home, com espaço de 10m², o chassi Sprinter 515 percorreu as Américas servindo como moradia do casal de viajantes, em um projeto que recebeu o nome de “A Casa Nômade”, que pode ser definido como uma moradia itinerante.
A viagem de cinco anos teve início em Minas Gerais e depois de vários lugares do território brasileiro A Casa Nômade seguiu para destinos como Uruguai, Chile, Bolívia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, entre outros lugares.
Depois de ter passado pelas Américas do Sul e Central, a Sprinter com o casal de jornalistas chegou ao México, de onde iniciou uma nova fase da viagem seguindo para os Estados Unidos, Canadá e finalmente o Alasca.
Todas as manutenções e reparos periódicos da Sprinter durante a jornada foram garantidos pelo contrato de manutenção Mercedes-Benz ServiceCare, com atendimento nos concessionários da marca.
A jornada pelas Américas a bordo de uma Sprinter não foi a primeira dos jornalistas Renato Weil e Glória Tupinambás. O casal fez das expedições um estilo de vida que já os levou a percorrer mais de 65 países viajando em diferentes tipos de veículos.
De acordo com Renato a escolha do modelo da Mercedes-Benz se deu em razão de atributos como o alto nível de conforto, durabilidade e versatilidade para enfrentar diferentes climas e relevos, além do padrão de qualidade. Tecnologia e a segurança do veículo também pesaram bastante na escolha do modelo.
O Sprinter chassi é um modelo preparado para receber diferentes tipos de carroçarias (baú de até 22m³, carga seca, baú frigorificado etc) e equipamentos. O encarroçamento de qualquer tipo de implemento é feito por terceiros.
O diretor geral de vans da Mercedes-Benz, Jefferson Ferrarez, acrescentou que cada cliente pode contar contar com uma Sprinter com recursos exclusivos para atender 100% da sua atividade de transporte, seja ela de passageiros, cargas, prestação de serviços ou negócios próprios. “Em termos de robustez, toda a linha Sprinter atende aos mais altos padrões de qualidade”, afirmou Jefferson Ferrarez.
NOVA SPRINTER
Em abril deste ano a Mercedes-Benz deu início à comercialização da nova Sprinter com uma série de novidades, sendo algumas delas inéditas no mercado brasileiro. Na definição da fabricante, toda a linha ficou mais inteligente e interativa.
Uma das principais novidades da nova Sprinter está na área da segurança com o Assistente Ativo de Frenagem (ABA). Essa tecnologia identifica objetos estáticos e móveis na pista e emite sinais sonoros e visuais ao motorista para que ele reduza a velocidade.
Caso não haja reação aos avisos, o sistema reduz a velocidade automaticamente e dá início à operação de frenagem de emergência. O ABA, item presente nos automóveis da marca Mercedes-Benz, é de série na nova Sprinter.
Outros itens de segurança são o Assistente de Partida em Rampa, que mantém o sistema de freio acionado por três segundos; Assistente de Fadiga, acionado a partir dos 50km/hora, reconhece os sinais de sono e cansaço do motorista e o avisa com sinais sonoros.
A nova Sprinter conta também com o ESP Adaptativo 9i, sistema que garante estabilidade do veículo e reduz o risco de derrapagem e capotamento, mesmo em situações críticas.
INTERIOR DE CARRO DE PASSEIO
Uma grande inovação é o sistema Multimidia MBUX, exclusivo da marca, qua conta com tela touch screen de 7 polegadas para espelhamento de aplicativos compatíveis do celular, entra USB, caixas de som de duas vias na parte dianteira e câmera de ré multimídia.
Como equipamento de série, a nova Sprinter sai de fábrica com o Mercedes-Benz Áudio-System que inclui rádio AM/FM. O aparelho tem entrada USB, dois alto-falantes, telefone no sistema de som e transmissão via bluethooth.
A direção é elétrica e o volante conta com controles integrados. O motor pode ser acionado mediante ao toque em um botão sem inserir a chave no contato, desde que a chave esteja no bolso do motorista. Quando ele se afasta, o sistema tranca automaticamente o veículo.