A 27ª campanha do Programa Saúde na Boléia – realizada pela Intervias – atendeu gratuitamente 517 motoristas de caminhão na Rodovia Anhangüera, em pontos localizados em Araras e Leme/SP, entre 1 e 3 de julho. Neste período, os carreteiros passaram por um médico urologista e um dentista, para realizar exame preventivo do câncer de próstata e de boca. Dos 242 atendidos para prevenção do câncer de próstata, 32,6% apresentaram alteração no exame e foram encaminhados ao especialista para acompanhamento. No exame para prevenção do câncer de boca, todos os 517 caminhoneiros participaram e não foi detectada nenhuma alteração nos exames. Durante a campanha, os caminhoneiros tiveram ainda orientação sobre disfunção erétil e incontinência urinária.

838A qualidade de vida também foi abordada durante a campanha, e contou com profissionais de educação física. Os resultados mostraram que 80,5% dos usuários avaliados estavam com sobrepeso ou obesos. \”Todos foram orientados quanto à alimentação, a importância da prática de atividade física, alongamento e também como manter uma postura correta para diminuir ou evitar dores musculares\”, explica a coordenadora médica da Intervias, Josiene Germano.

Os caminhoneiros também passaram por avaliação sobre o Distúrbio do Sono. De acordo com os parâmetros do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), dos 517 participantes, 53,4% deveriam ser avaliados quanto à Síndrome de Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS). Segundo a médica, este distúrbio é de grande destaque na epidemiologia dos acidentes de trânsito.

– Vacinas
Quem parou em um dos postos de atendimento pôde também realizar um checkup (exames de glicemia, triglicérides, colesterol, controle da pressão) e receber doses das vacinas Dupla Adulto (Tétano e Difteria), SRC (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Hepatite B e Febre Amarela. Nos três dias, foram aplicadas 891 doses de vacinas.