O grupo Mueller – especialista no desenvolvimento e produção de peças plásticas e cabos flexíveis voltados ao mercado automotivo e ao setor eletro-eletrônico – irá inaugurar em 3 de março seu primeiro curso complementar de formação através do projeto Formare em parceria com a Fundação Iochpe. A escola será instalada na unidade Mueller mineira, que produz componentes plásticos para a indústria automotiva em Contagem/MG.

Neste curso serão oferecidas 20 vagas para adolescentes entre 15 e 17 anos, que estejam cursando o último ano do ensino fundamental ou já ingressaram no ensino médio. O objetivo é proporcionar a qualificação e a especialização dos jovens de baixa renda da comunidade local, gerando condições para o reconhecimento de suas aptidões, bem como para o exercício da cidadania.

O Programa Formare nasceu em 1988 dentro das empresas Iochpe-Maxion S.A. em Canoas/RS e em São Bernardo do Campo/SP, como uma oportunidade de formação profissional de jovens de baixa renda na própria empresa. Passados 20 anos, o Formare é um modelo vitorioso de educação profissional de nível básico e está presente em mais de 42 empresas, multiplicando-se por diferentes ambientes empresariais.

Os cursos Formare são reconhecidos pelo Ministério da Educação, sendo que o programa serviu de modelo para a Escola de Fábrica, projeto do governo federal que consiste em criar parcerias com o setor privado para oferecer cursos de formação inicial para o mercado de trabalho dentro das instalações das empresas.