A MWM International Motores encerrou o ano de 2010 com 144 mil motores produzidos e considerou o resultado como o melhor da empresa em 57 anos de operações no mercado da América do Sul. A expectativa para 2011 é de crescimento de até 11%, o que representará 160 mil unidades de propulsores produzidos. Em relação às vendas externas, a empresa estima crescer 36%. O presidente da empresa, José Eduardo Luzzi, ressalta que será um ano de preparo para uma nova etapa que se iniciará em 2012, e que a empresa irá investir US$ 85 milhões em aumento de capacidade, desenvolvimento tecnológico e novos equipamentos. O valor faz parte da meta de investimento na ordem de US$ 345 milhões programados entre 2010 e 2015. “Estamos adaptando nossas plantas para aumentar a produção, atender o ritmo de crescimento do mercado interno e os novos contratos de exportação”, explica. A empresa anunciou que está testando e pesquisando a tecnologia para emissões Euro VI e diz está preparada para atender a fase P7 do Proncove – Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores, equivalente a legislação de emissão Euro V, que entrará em vigor no Brasil em 2012. O gerente de divisão de desenvolvimento do produto, Domingos Carapinha, explica que a empresa é globalizada e em breve, alguns mercados exigirão níveis Euro VI e é importante estar preparado. “Hoje, já fechamos contratos de motores com tecnologia Euro V, como o MaxxForce 3.2H”. Carapinha afirma que entre os benefícios que a tecnologia Euro V irá proporcionar ao consumidor final está a redução do consumo de combustível. “Além do ganho ambiental, devido à redução da emissão de poluentes, o motor com tecnologia Euro V oferece melhoria no consumo de combustível, diminuição no consumo de óleo lubrificante, maior torque e densidade de potencia”, ressalta o gerente.

O Euro VI contará com todas essas vantagens, mas terá como diferencial a unificação das rotas de emissões EGR e SCR. O MaxxForce 3.2H foi desenvolvido com tecnologias diesel, como os injetores centrais e verticais, o novo cabeçote 16 válvulas cross flow com comando único e o turbo de geometria variável Dual Axle, com comando eletrônico e roda de titânio, que proporciona maior durabilidade e robustez. O modelo está disponível na versão EGR e oferece 4,5% na redução do custo de combustível, 55% de melhoria no torque de arrancada, 400 mil quilômetros de vida útil do motor, tucho hidráulico que elimina a necessidade de manutenção das válvulas e sistema de distribuição traseiro de engrenagens. O modelo pode ser aplicado em caminhões leves, veículos urbanos de carga, miniônibus, microônibus, picapes, SUV’s e vans e será exportado para a Otokar na Turquia e para a Daewoo Bus Corporation, na Coreia do Sul. A produção terá início em meados deste ano.