A MWM International Motores está presente no 17º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE Brasil 2008, entre 7 e 9 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A empresa levou para o estande os motores MaxxForce Acteon, o MaxxForce Big Bore 13 litros, e o MaxxForce NGD 9.3E, todos projetados para atender às normas de emissões européias Euro IV e Euro V, bem com as norte-americanas EPA\’07 e EPA\’10.
Durante o evento, a companhia apresenta as tecnologias empregadas no desenvolvimento de combustíveis alternativos como o diesel-etanol, diesel-gás e os testes com biodiesel, além dos papers de engenharia.
– Outros motores
O projeto da empresa prevê um motor para rodar com a mistura diesel + gás. O propulsor está sendo desenvolvido para aplicação em motores high-speed, eletrônicos, de 4 cilindros e potência que varia de 140 a 160 cavalos. A mistura dos dois combustíveis é controlada pelo sistema de gerenciamento eletrônico do motor e, dependendo da rotação, o consumo pode atingir a proporção 90% gás e 10% diesel. \”Um dos resultados positivos é em relação ao desempenho, que não apresentou perda de potência rodando com gás, na comparação com diesel\”, explica o gerente de Performances e Emissões da empresa, Domingos Carapinha.
A companhia lançou recentemente o conceito do motor movido a diesel e etanol, em parceria com a Massey Ferguson e a Delphi. Em fase de desenvolvimento, o trator MF 275, com 75cv de potência, apresentou bons resultados nos testes iniciais e permite a mistura de 60% de substituição do diesel pelo álcool, com o mesmo desempenho do motor e economia de até 25% no combustível.
O motor bicombustível etanol + diesel ainda não está em produção comercial. O projeto visa atender a segmentos específicos de mercado, como usinas e produtores de álcool, que já utilizam tratores a diesel. A aplicação dessa tecnologia traz como vantagens custo operacional mais baixo e emissões mais limpas, já que o etanol não deixa resíduos.
A pesquisa partiu de um motor a diesel, utilizando uma combinação dos dois combustíveis, mantidos em dois tanques distintos. As proporções são variáveis conforme a exigência sobre o propulsor. Nos momentos de maior exigência de força, a proporção de etanol aumenta e a de diesel diminui, o que possibilita no trabalho mais forte atender ao consumo com uma quantidade maior do combustível mais barato, o etanol.