O Navistar Engine Group acaba de festejar o 75° aniversário de produção de seu primeiro motor diesel, o D-40, em evento especial e celebra a instalação uma nova linha de produção para sua mais recente família de motores diesel, o MaxxForce Big Bore. Além disso, o evento destacou a ampla gama de produtos da empresa – motores que vão de 50 a 475 cv para aplicações on e off-road, agrícolas, industriais, militares e estacionárias – assim como os planos de expansão global da companhia.
Tudo começou em 1933, quando a Navistar, denominada International Harvester, lançou seu primeiro motor diesel, com 50 cv e 4 cilindros, para aplicações estacionárias e agrícolas. Nos 75 anos seguintes, a empresa moldou e desenvolveu o mercado de propulsores diesel para aplicações agrícolas, de construção civil, militares e veiculares. Alguns momentos foram significativos, como o lançamento do DT 466, do Ford Power Stroke Diesel, do primeiro motor diesel sem emissão de fumaça, do primeiro motor diesel totalmente controlado eletronicamente e a plataforma Green Diesel Technology, que abriu caminho para as avançadas tecnologias com diesel limpo, utilizadas atualmente.
Mais de 15 milhões de motores depois, a Navistar concentra-se hoje exclusivamente em propulsores diesel de alto desempenho para clientes em todo o mundo como a Ford Motor Company, General Motors, Volkswagen, Volvo e Land Rover, que utilizam os motores diesel Navistar em caminhões, pick-ups, vans e utilitários esportivos. A Navistar também produz propulsores para agricultura, mineração, construção civil, geração de energia e movimentação de cargas, ao redor do mundo.
– Linha de produção
A linha de produção dos motores MaxxForce Big Bore em Huntsville é a mais nova instalação a fazer parte das plantas globais da Navistar. Com as operações em andamento, a moderna planta de 28 mil metros quadrados produz os motores MaxxForce 11 e MaxxForce 13, de tecnologia avançada. Esse propulsores são destinados aos caminhões International extrapesados WorkStar, de transporte regional TranStar e os veículos de transporte de longa distância ProStar.
A Navistar possui outras seis fábricas e centros tecnológicos, situados em Melrose Park (no estado de Illinois, EUA), Indianápolis (no estado de Indiana, EUA), Huntsville (no estado do Alabama, EUA), Santo Amaro (em São Paulo, Brasil), Jesús Maria (na província de Córdoba, Argentina) e Canoas (no Rio Grande do Sul, Brasil). As fábricas sul-americanas operam com a denominação de MWM INTERNATIONAL Indústria de Motores da América do Sul Ltda., afiliada da Navistar.
Como parte de sua joint-venture com Mahindra & Mahindra, a Navistar também está construindo na Índia uma fábrica que, em breve, produzirá motores diesel para veículos comerciais e off-road. Além disso, a Dong Feng, líder no setor automotivo na China, possui licença da Navistar para produção de motores diesel para aplicação em caminhões leves, picapes e utilitários esportivos, no Extremo Oriente.