A NGK alerta que na hora de realizar a troca das velas de ignição, é importante verificar a procedência e garantia da peça para evitar comprar uma falsa, pois poderá causar diversos problemas ao veículo. A vela de ignição falsa, apesar de aparência similar a da original do fabricante, não atende às exigências técnicas e de qualidade.

Com a função de conduzir a alta tensão elétrica ao interior da câmara de combustão, convertendo-a em faísca para inflamar a mistura ar/combustível, a vela de ignição requer alta tecnologia em sua elaboração,pois sua correta manutenção está diretamente ligada ao rendimento do motor, aos níveis de consumo de combustível e à redução da emissão de poluentes, entre outros. Os prejuízos da utilização de uma vela falsa são funcionamento irregular do motor; pane no veículo; baixo desempenho e durabilidade de outros componentes; possibilidade de danificar o motor e outros componentes do veículo.

Para o mecânico, o prejuízo é imagem e credibilidade do profissional; retrabalho e, conseqüentemente, perda de tempo. Para as lojas de autopeças, há quebra na confiança do mecânico/consumidor sobre a loja; prejuízo por conta da reposição da peça falsa; risco de ressarcimento de prejuízos por danos ao motor para o consumidor; risco de responder criminalmente por comercialização de produtos falsos. Mais informações, ligue para 0800 197 112.