Assistente Ativo de Frenagem (ABA), Assistente de Fadiga e Assistente de Subida em Rampa e sistema multimídia MBUX com tela touch screen e com espelhamento de aplicativos compatíveis do celular, operação mãos livres e câmera de ré são as principais novidades da Nova Sprinter, cuja linha completa começa a ser comercializada ainda este ano no mercado brasileiro.
Fabricada na Argentina, a nova linha de comerciais leves da Mercedes-Benz comprova que o objetivo da montadora é oferecer um veículo diferenciado e à frente dos concorrentes que atuam no mercado brasileiro na faixa na faixa de 3,5 a 5 toneladas de PBT. Os novos modelos Sprinter serão apresentados ao público durante a Fenatran, entre os dias 14 e 18 de outubro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. A atualização da família está chegando ao Brasil cerca de um ano após o lançamento nos mercados da Europa e da América do Norte.
As novidades vão desde a atualização do design, motorização e caixa de câmbio às tecnologias de segurança ativa, ainda inéditas no segmento no País. A Sprinter passa a ser apresentada como presentada como um veículo robusto, inteligente, interativo e inovador, conforme define a montadora.
Além dos itens de segurança e interatividade, a família Sprinter passou a ter um cockpit semelhante ao de automóvel de passeio. Isso não somente em razão do kit multímidia (item opcional) mas também por conta de outros elementos que compõem o posto de trabalho do motorista, com a direção com assistência elétrica, volante com controles e design moderno, acabamento refinado do painel, novos bancos e botão Keyless Start (de acionamento do motor que dispensa o uso de chave) entre outros detalhes.
Com a nova parametrização eletrônica, o motor OM 651 CDI ganhou mais potência e torque. Nos modelos 314 CDI Street o propulsor passou a ter 143 cv a 3.800 rpm e torque de 33,7 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm). Nas versões 416 CDI e 516 CDI, a potência chega a 163 cv a 3.800 rpm e torque de 36,4 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm.
A montadora destaca que versão 416 CDI traz mais uma importante vantagem para os clientes, porque seu PBT chega agora é 4.100 kg, o que resulta em 220 kg a mais em relação ao atual 415. A caixa de mudanças ZF – 6S 480 também teve sofreu alterações ganhando maior torque e novos escalonamentos de marchas, para atender com maior precisão às novas configurações do motor.
Uma inovação destacada pela montadora é a introdução do Assistente Ativo de Frenagem (ABA – Active Brake Assist), tecnologia que identifica objetos estáticos e móveis na via e também pedestres e ciclistas. À medida em que o veículo se aproxima de outro à sua frente, o sistema emite sinais de alerta ao motorista (visual e sonoro) para que ele diminua a velocidade a fim de evitar uma eventual colisão.
Se o motorista não reagir aos sinais de alerta, o ABA reduz a velocidade do veículo e dá início à frenagem emergencial de maneira autônoma, chegando até à parada total, se necessário. Assim, o sistema reduz os riscos de colisões.
Entre outras tecnologias da Sprinter se destacam também o Assistente de Fadiga(Attention Assist). Trata-se de um sistema de segurança capaz de reconhecer sinais típicos de sonolência e perda de atenção, indicando ao motorista, por meio de alertas sonoro e visual, a necessidade de fazer uma pausa.
O sistema pode ser desativado, voltando a se ativar novamente assim que o motorista liga o motor. Fica ativo aproximadamente a uma velocidade de 50 km/h. O Assistente de Fadiga oferece assim mais conforto e segurança para o motorista, especialmente quando ele percorre longas distâncias ou dirige à noite.
A nova Sprinter conta também com Assistente de Subida em Rampa (HSA – Hill Start Aid), tecnologia que auxilia o condutor nas partidas em aclives. O veículo permanece com o sistema de freio acionado por até 3 segundos até que o motorista acelere. Além da segurança, o sistema redução no consumo de embreagem e de combustível.
Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil, diz que com o padrão de segurança que diferencia o produto no mercado, a linha Sprinter alcança um nível ainda mais alto, distanciando-se cada vez mais dos seus concorrentes.
Outro sistema de segurança da linha sprinter, que já faziam parte da linha atual, é o ESP Adaptativo 9i®. Este programa de estabilidade (presente desde 2012 na linha Sprinter) reduz o risco de derrapagem e capotamento, mesmo em situações críticas, além de garantir maior estabilidade do veículo.
Na nova Spriniter o ESP ganhou 4 novos sistemas como o MRS (Controle de torque de saída), o TSM (Redução de Oscilação do Trailer), ELC (Mudança de faixa com conforto) e EUC (Controle Aprimorado de Subviragem) que juntamente com os demais itens do sistema visam reduzir ao máximo o tempo de reação do sistema de freios para iniciar a desaceleração do veículo.
O programa integra os sistemas ABS (Sistema Antibloqueio de Freios), ASR (Sistema de Controle de Tração), BAS (Servofreio de Emergência), EBD (Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem), LAC (Controle de Carga Adaptativo), ROM (Controle de Rolagem), RMI (Interação de Movimento de Rolagem), EBP (Pré-carga Eletrônica de Freio) e BDW (Limpeza dos Discos de Freio).
Outro item presente na família Sprinter é o (Crosswind Assist) Assistente de Vento Lateral que ajuda a manter o veículo em sua trajetória, fazendo o acionamento unilateral dos freios para amenizar o efeito de ventos laterais sem intervenção do motorista. O sistema é ativado a partir de uma velocidade de cerca de 80 km/h, utilizando os sensores do ESP para detectar fortes rajadas de ventos laterais.
Na parte externa, a nova Sprinter os faróis estão em posição elevada, para evitar pequenos acidentes, conforme diz a engenharia da Mercedes, e com isso o parachoque ganhou uma aparência mais robusta, realçando a imagem de força e resistência para a operação diária no trânsito.