Depois do lançamento no início do ano passado do caminhão CF rígido 8X2 e dos cavalos mecânicos nas versões 4X2 e 6X2, todos com motor de 11 litros nas potências de 410 e 450cv, a DAF está apresentando novos produtos para a ampliar a linha CF. A principal novidade dos novos veículos está no motor de 6,7 litros nas opções de 286cv e 305cv, nas configurações 6×2 e 8X2 (para 23 e 29 toneladas de PBT, respectivamente). Os veículos começam a chegar à rede de distribuidores da marca a partir de 01 de fevereiro.
Luis Gambim, diretor comercial da DAF Caminhões Brasil, disse que os novos produtos inserem no mercado um padrão superior de qualidade e eficiência dentro do segmento de semipesados 6X2 e 8X2. Segundo o executivo, desde o início do projeto houve o compromisso da companhia de desenvolver um veículo para colocar o motorista em primeiro lugar, para ele trabalhar com menos cansaço e conduzir o veículo de forma mais segura.
“Esses caminhões trazem uma significativa evolução, elevam o conceito de conforto da categoria e têm como público alvo os profissionais autônomos e os pequenos produtores”, complementou o executivo.
Os caminhões da linha CF são todos automatizados de série com caixa ZF AS Tronic de 12 velocidades. Opcionalmente, a DAF poderá disponibilizar a transmissão mecânica de 9 velocidades no CF 6X2. Os eixos de tração, fornecidos pela Meritor, têm relação de diferencial de 3,73:1 ou 4,10:1.
As duas novas versões do CF com motor de 6,7 litros serão comercializadas com três opções de cabines, todas com 2,10m etros de largura, porém com diferentes comprimentos. A de menor tamanho para uso diurno, sem opção de leito e identificada pela fabricante como a Day Cab, tem 1,60m de altura interna. Novidade na linha CF, essa cabine é exclusiva para o caminhão 6×2.
Já a Sleeper Cab oferece altura interna de 1,60m entre o piso e o teto, enquanto a Super Space Cab, apontada pela montadora como a maior e mais confortável do segmento, conta com altura interna de 2,23m metros do piso ao teto e opção para beliche. O colchão dos novos CF mede 2,23 de comprimento e 68cm de largura.
O painel envolvente segue a linha dos caminhões atuais, conta com instrumentos modernos acessados pelos comandos do volante funcional, o qual conta de diferentes ajustes. OS bancos, motorista e passageiro, contam com opções que vão da regulagem de encosto e amortecedor pneumático com ajuste manual até oito tipos de regulagens, como apoio lombar, coluna e apoio para o braço e geladeira com 33 litros de capacidade.
Os novos DAF CF contam também com assistência de performance do motorista. Vista por alguns motoristas como “dedo duro”, trata-se de uma tecnologia de grande importância para redução de consumo de combustível, pois mostra em tempo real como o caminhão está sendo dirigido e aponta melhorias caso seja necessário para uma condução mais econômica. Outros itens relacionados ao conforto são cortinas blackout, com opções para cortina central e iluminação interna é acionada e controlada por botões digitais, com três níveis de regulagens.
O motor de 6 cilindros e 6,7 litros, identificado como PACCAR GR-7 – é produzido no Brasil pela Cummins e calibrado pela engenharia da DAF. Trata-se de um engenho com torque de 951 Nm entre 1.200 e 2.100 rpm na versão de 286cv, enquanto o de 305cv entrega torque de 1.100 Nm na faixa de 1.200 a 1.900 rpm. O sistema de injeção é common rail com freio motor tipo borboleta de 224cv de potência.
Em teste drive promovido pela DAF durante o lançamento dos novos caminhões, foi possível notar o torque plano do motor enquanto o veículo opera com o mostrador na faixa verde do painel de instrumentos.
Como é de conhecimento dos carreteiros, nesta condição de rodagem o caminhão consome menos combustível. Outro detalhe está no tanque com capacidade para 650 litros de diesel e de 42 para Arla 32, integrados e produzidos em material plástico.
Como itens opcionais, o DAF CF com motor de 6,7 litros oferece Quebra sol verde translúcido com acabamento prateado, Buzina pneumática de teto; Faróis em Led; faróis auxiliares com função luz de curva, aviso sonoro de marcha à ré, espelho de aproximação frontal, climatizador de teto, suporte fixo para estepe airbag, rodas de alumínio e ar-condicionado inteligente com função auto, capaz de manter a temperatura e estável dentro da cabine.