O caminhão Fuso Canter Eco Híbrido, da Daimler, deve chegar ao mercado europeu ainda neste ano. O veículo está sendo produzido em Tramagal, Portugal, e é o primeiro caminhão de sua categoria produzido em série na Europa.
As vendas nos principais mercados da Europa ocidental começarão a partir do terceiro trimestre de 2012, e para outros países vão acontecer sucessivamente. Os serviços serão prestados pelos usuais parceiros atuais da Mercedes-Benz e Fuso.
Segundo a companhia, diversos aprimoramentos realizados no sistema de propulsão elétrica e na transmissão de duas embreagens Duonic resultaram em um veículo ainda mais econômico e ambientalmente amigável. O modelo já está a venda o Japão.
De acordo com a empresa, o veículo proporciona até 23% menos consumo de combustível do que um Canter convencional. Além do benefício econômico, a tecnologia de propulsão híbrida reduz a emissão de poluentes e garante menores níveis de ruído. O modelo conta com um motor elétrico adicional entre a embreagem e a caixa de câmbio. O sistema foi desenvolvido pela Daimler Trucks em seu Centro Global de Híbridos (\”Global Hybrid Center\”) do Japão.
O motor elétrico do novo Canter Eco Híbrido conta com potência de 40 kW e torque máximo de cerca de 200 Nm. Como é comum com os motores elétricos, ele já está pronto a produzir força máxima desde a partida.
Na Europa o Canter Eco Híbrido é fornecido com um peso bruto de 7,5 toneladas e uma carga útil de até 4.845 kg, característica única da categoria.