A Michelin apresentou hoje (08 de julho) seu novo pneu para veículos pesados. Trata-se do 295/80 R22.5 X MULTI ENERGY Z, produto indicado para caminhões e ônibus que operam por rodovias em percursos de curtas, médias e longas distâncias.

Desenvolvido para aplicação em todas as posições de eixo, por suas características técnicas o novo pneu é considerado pela fabricante como um produto inovador no segmento. Devido sua tecnologia de construção, seu maior diferencial se concentra na capacidade de reduzir o consumo de combustível do veículo.

Identificada como Infinicoil, esta tecnologia, segundo a fabricante, diminui significativamente a resistência ao rolamento, contribuindo para uma expressiva redução do consumo de combustível. “Além disso preserva o rendimento quilométrico e a segurança, informou Alessandra Rudloff, diretora de marketing da Michelin América do Sul.
De acordo com a executiva, testes realizados pelo instituto independente Dekra, comprovaram redução média de 4,4% no consumo de combustível comparado aos pneus dos principais concorrentes desta categoria. “É o pneu ideal para o transportador que valoriza a redução de combustível, pois trata-se se um produto desenvolvido para as estradas brasileiras”, acrescentou.

Já o diretor comercial da Michelin América do Sul, Ruy Ferreira, reforça com números a vantagem proporcionada ao transportador e ao meio ambiente pela baixa resistência ao rolamento. Em seu exemplo, uma frota de 50 ônibus rodoviários que roda 10 mil quilômetros por mês, com consumo de 3,5 litros por km, a economia seria de cerca de 75 mil litros de diesel no período.

“Além da economia de combustível de aproximadamente 285 mil reais, se evita a emissão de mais de 200 mil quilos de CO2 na atmosfera. Essa economia é equivalente ao plantio de 8.026 árvores”, complementou.

Paulo Francischelli, gerente de segmento da Michelin América do Sul explica que os responsáveis são o desenho inovador da banda de rodagem, o novo composto de borracha Energy e a carcaça, sendo esta última composta por um cabo de aço único e contínuo que a envolve e proporciona maior estabilidade e menor quantidade de deformações do pneu durante o uso.

Francischelli acrescenta que o pneu contém 4 sulcos, sendo 2 abertos e 2 ocultos a serem expostos ao longo de sua primeira vida, garantindo o mesmo nível de aderência durante a sua utilização, mantendo um alto nível de rendimento quilométrico.

Essa performance resulta em degaste mais uniforme da banda de rodagem, maior índice de carga e, como já foi citado, menor consumo de combustível.