A concessionária Ecovias – com objetivo de agilizar o atendimento e oferecer aos usuários do sistema Anchieta-Imigrantes mais segurança, conforto e tráfego bom – adotou um novo sistema de comunicação sem fio SMS, da Yavox Latin América. Segundo o coordenador de automoção da Ecovias, André Scabbia em dias de muito movimento são registradas cerca de 600 ocorrências, cujo tempo médio para a prestação de socorro é de seis minutos. “Nossa expectativa é reduzir em 15% este tempo, o que em caso de acidentes implica em salvar vidas”, afirma. Até hoje, a comunicação na rodovia é realizado por telefone e, consequentemente, depende do funcionário para ligar e transmitir a ligação. Com o SMS, a concessionária pretende reduzir esse tempo, já que, de acordo com Scabbia, o sistema permite contatar automaticamente em poucos segundos todos os integrantes envolvidos no processo de atendimento como ambulâncias, guinchos, veículos de apoio e manutenção. O Centro de Controle Operacional (CCO), central de dados onde são registradas as ocorrências detalhadamente, está integrado ao SMS. Depois de registrado, o sistema de localização e decisão indicam os tipos de viaturas mais adequados para acidente – proximidade, número de vítimas e tipo de veículo.