Estudo realizado pelo SINDIREPA-SP em parceria com oficinas especializadas em veículos diesel do Estado de São Paulo, desde maio de 2008, a inspeção ambiental veicular obrigatória tem provocado aumento em torno de 20% nos serviços de centros automotivos voltados exclusivamente para caminhões e comerciais leves. De acordo com a pesquisa, 80% dos reparos são realizados após o veículo ser reprovado na avaliação. Somente os outros 20% dos motoristas procuram as oficinas para efetuar a pré-inspeção.

Entre os reparos executados nas mecânicas após o veículo ser reprovado, 65% são relacionados à bomba e bico injetor, 2% apenas à bomba injetora, 2% retífica de motor e 1% bomba e escapamento. Durante a pré-inspeção, os serviços mais realizados são a verificação do lacre da bomba, teste para medição dos níveis de poluentes, avaliação e eliminação de vazamentos e descarbonização (limpeza do sistema de injeção eletrônica e lubrificação para a retirada de resíduos acumulados em áreas internas do motor).