A Omnilink passa a oferecer seus recursos de telemetria às frotas de veículos não eletrônicos, serviço que captura e transmite dados à distância. Para isso, a empresa lança seu sistema de gestão de desempenho de frota denominado Control.Net e explica que esse sistema possibilita o acesso aos principais dados sobre o que acontece com o veículo, além das ações do motorista durante um determinado deslocamento, para gestão de frotas e a reeducação de motoristas. Cileneu Nunes, presidente da Omnilink, acrescentou que o Control.Net irá disponibilizar um sistema que garante economia, segurança, manutenção e prevenção.

O Control.Net consiste no módulo veícular MTO 5500 e acoplado ao Sistema de Rastreamento Omnilink, fornece dados sobre a condução do veículo como velocidade, troca de marchas, banguela, rotação, frenagem entre outros, avaliando-os com base em parâmetros pré-estabelecidos. Depois de coletados, os dados são transmitidos automaticamente via celular para a Central Saver Turbo, instalada na Central de Monitoramento do cliente, e processados pelo software de análise de desempenho Control.Net.

Outro aspecto do produto é a redução de acidentes e os prejuízos que eles acarretam. \”No Brasil, em 2007, o roubo de cargas causou um prejuízo de R$ 1,2 bilhão contra o de R$ 8 bilhões das perdas decorrentes dos acidentes de trânsito envolvendo caminhões\”, compara. \”É preciso acabar com o roubo de cargas, mas não se pode deixar de lado o problema social e econômico que esses acidentes acarretam\”, finaliza Nunes.