722Os chassis articulados O 500 da Mercedes-Benz passam a ser equipados de série com freio-motor Top Brake, equipamento de segurança que segundo a montadora proporciona maior potência de frenagem, mais velocidade em declives, maior economia no consumo de combustível e na vida útil dos componentes dos freios e dos pneus, além de menor custo de manutenção. O principal destaque para esse veículo é a combinação do Top Brake com o retarder da caixa automática, que também é item de série. Com isso, o acionamento do freio-motor Top Brake está conjugado com o primeiro estágio do retarder, aumentando a potência de frenagem do veículo já no início do curso do pedal de freio. Isso foi possível devido à evolução tecnológica dos motores Mercedes-Benz e das caixas automáticas.

Além do Top Brake e do retarder, os ônibus articulados Mercedes-Benz também são equipados com freio a disco (modelo O 500 UA) ou a tambor (O 500 MA). Juntos, esses componentes proporcionam maior redução nos custos operacionais, graças ao menor desgaste de freios e pneus. Opcionalmente, estes veículos podem ser equipados com freio ABS, aumentando ainda mais a segurança.

As duas versões do O 500 articulado são indicadas para transporte de elevado número de passageiros. Dependendo da configuração interna da carroçaria e da disposição dos bancos e do salão de passageiros, podem levar mais do que 160 pessoas. Estes veículos são equipados com o motor eletrônico OM 457 LA, de 360 cv de potência a 2.000 rpm, com torque de 1.600 Nm a 1.100 rpm. O elevado torque garante força ao ônibus a partir das baixas rotações, agilizando as arrancadas e retomadas.