A Scania colocou a disposição dos participantes da Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), realizada de 13 a 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro, seis ônibus movidos a etanol. Desde o dia 13 de junho, os veículos estão fazendo um percurso que contempla o Riocentro, o Autódromo, o Parque dos Atletas e a Arena HSBC. Eles vão circular até dia 22, data de encerramento da Rio+20. Entre os ônibus estão dois modelos K 270 6×2 de 15 metros com piso baixo, disponibilizados pela Viação Tupi Transportes, e dois K 270 4×2, cedidos pela Viação Metropolitana, todos com motores de 9 litros e 270 cavalos de potência. Os motores atendem às normas europeias de emissão de gases poluentes Euro 5 e a EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicles). Os veículos movidos a etanol são capazes de reduzir em até 90% a emissão de CO2 na atmosfera. Esse combustível renovável também proporciona a redução de material particulado, NOx (óxidos de nitrogênio) e hidrocarbonetos.
Durante a Rio+20, André Rodrigues de Oliveira, gerente de negócios da Scania para América Latina, apresentará o conceito “Moving People, Changing Minds”, com discussões sobre soluções de melhoria em transportes para os grandes centros urbanos que proporcionem menor impacto ambiental e também redução de gases poluentes.
Outras montadoras também participaram do evento com suas soluções sustentáveis para o transporte. A Volvo, por exemplo, mostrou o ônibus híbrido da marca já produzido no Brasil (até então era fabricado apenas na Suécia) movido a eletricidade e a diesel. A unidade exposta na Rio+20 é a primeira de um lote de 60 adquiridos por operadores de Curitiba. Já a Mercedes-Benz participou do evento com 10 ônibus rodoviários O 500 RS da Mercedes-Benz, movidos a 100% de diesel de cana, que foram responsáveis pelo transporte das delegações durante o evento.