Possível fechamento do portão 24 deixa o setor em alerta

1731A demolição do Elevado da Perimetral – via expressa que passa pela região portuária do Rio de Janeiro, reabriu a discussão sobre os problemas envolvendo os acessos rodoviários ao porto da cidade. Transportadores rodoviários e operadores portuários têm pressionado a prefeitura para evitar que a derrubada da Perimetral, prevista para começar no dia 17 deste mês, crie mais gargalos para o porto. Há receio de que as obras piorem o já complicado tráfego de caminhões na entrada e saída do porto do Rio.

As obras para demolir a Perimetral se inserem em projeto de reurbanização e desenvolvimento socioeconômico da prefeitura para a região portuária, o chamado \”Porto Maravilha\”. A iniciativa prevê a revitalização de cinco milhões de metros quadrados em bairros do centro próximos ao porto. No lugar da Perimetral, vão surgir dois novos corredores: a Via Binário e a Via Expressa, que terá traçado semelhante ao da Perimetral. No sábado, houve o fechamento definitivo de trecho da Perimetral.

A prefeitura elaborou um plano para diminuir os impactos da obra sobre o trânsito. Mas vários agentes envolvidos na operação do porto acreditam que vão surgir gargalos. \”Estamos preocupados com o futuro do porto\”, diz André Seixas, do grupo de transporte rodoviário Irolog. Seixas afirma que os caminhões poderão ter dificuldades de entrar no porto pelo portão 24, no cais de São Cristovão. Esse portão é responsável por cerca de 30% das cargas que entram no porto.

O portão 24 atende aos caminhões que chegam pela Avenida Brasil, uma das principais vias de acesso ao Rio. No início das discussões, Seixas afirmou que era intenção da prefeitura fechar o Portão 24. Mas ele disse ter recebido informações da Secretaria Municipal de Transportes garantindo que o portão permanecerá aberto. \”O que poderá acontecer, em um segundo momento, seria uma restrição de horário para a circulação dos caminhões, o que seria prejudicial para toda a cadeia logística que envolve o porto.\” Procurada, a secretaria não respondeu.

A Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), ligada à prefeitura, disse que já existem restrições de horários para a entrada de caminhões na região portuária, mas Seixas afirmou desconhecer restrições no portão 24. O presidente da Cdurp, Alberto Silva, disse que o portão 24 vai ser mantido aberto \”enquanto [a prefeitura] puder compatibilizar interesses\”.

Ele disse que existe projeto para reposicionar esse portão em um lugar de mais fácil acesso. Hoje o portão se situa em local que exige manobras complicadas para caminhões de grande porte. Silva rebateu críticas feitas por agentes que atuam no porto segundo os quais a prefeitura não enxerga de modo adequado o potencial econômico do porto: \”Ao contrário do que dizem, temos preocupação de atender ao porto e à cidade\”.

Do Valor Econômico / Foto: Governo Federal