Ação visa impedir as filas nas estradas que levam ao porto de Paranaguá
Nesta segunda-feira, o governo do Paraná e a Appa (Administração dos Porto de Paranaguá e Antonina) anunciaram que levarão a “Operação Safra” para o interior do Estado. A medida visa impedir a formação de filas nas estradas por conta do escoamento da safra de grãos.
A “Caravana da Safra”, que percorrerá quase três mil quilômetros pelo interior do Paraná, irá parar nos postos de gasolina das principais estradas que dão acesso ao Porto, para falar com os carreteiros.
A primeira ação da Caravana será a abordagem direta aos caminhoneiros na rodovia BR-277, região dos Campos Gerais. A partir desta atividade, a Caravana viaja todas as regiões do Estado, levando informação a todos os envolvidos no escoamento da safra deste ano.
Além da Caravana que roda o Estado anunciando as novas rotas de acessos aos terminais e novas regras de descarga de grãos no Porto de Paranaguá, uma nova mídia será agregada ao Programa de Comunicação. O hotsite www.operacaosafra.pr.gov.br entra no ar com matérias, contato direto com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e parceiros e esclarecimentos sobre essa grande operação.
A operação tem o objetivo de informar quais são os procedimentos operacionais do porto, as regras e as mudanças logísticas que estabelecemos para melhorar o fluxo de mercadorias. Acredita-se que, com a sincronia de todos os atores deste sistema, o porto atingirá maior eficácia operacional diante da expectativa de novos recordes na produção.
Safra coloca mil caminhões a mais nas rodovias da região – Atualmente, a Rodovia do Café (BRs 376/277), que liga o Interior do Paraná a Curitiba e ao Porto de Paranaguá, poderia ser chamada de rodovia do milho e da soja. O sistema é o principal corredor de exportação das riquezas agrícolas do Estado e um dos mais importantes para a região Centro-Oeste.
Segundo dados do setor de Planejamento da concessionária CCR RodoNorte, os meses de Março e Abril registram um aumento de aproximadamente 16% na circulação de caminhões, em função do transporte da safra de verão (milho e soja). Isso representa, aproximadamente, mil caminhões a mais, por dia, nas rodovias. Nesta época, a empresa calcula que as rodovias recebam, diariamente, uma carga de 65 mil toneladas in natura e também de outros produtos relacionados ao complexo milho/soja.
Ainda segundo informações da concessionária CCR RodoNorte, uma carga de 18 milhões de toneladas de produtos do complexo milho/soja foi recebida pelas rodovias do sistema administrado, em 2012. A origem destes produtos é diversa: no caso da soja, por exemplo, 54% dos grãos transportados pela região são provenientes de cidades do Paraná, enquanto outros 27% são do Mato Grosso e outros 9% do Mato Grosso do Sul – grande parte em direção ao Porto de Paranaguá.