Após verificar que no mercado de trabalho está cada vez mais difícil encontrar mão-de-obra especializada e de qualidade, a indústria de implementos rodoviários Pastre, localizada em Quatro Barras/PR, resolveu contratar familiares de funcionários. Serão selecionados jovens entre 18 e 25 anos para ingressar num curso técnico de solda, ministrado na empresa pelo instrutor João Batista Gabardo, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Num primeiro momento os filhos de funcionários terão preferência, reforçando a preocupação da Pastre com o empregado. Se as vagas não forem completadas, a comunidade também poderá participar. O curso terá módulos de consciência ambiental e desperdício de materiais, visando a conscientização do colaborador. Quem iniciar o curso já ingressará na empresa como funcionário, estudando meio período e \”estagiando\” na metade seguinte do dia, com o objetivo de adquirir experiência e familiaridade com a função.

\”Nós contamos com funcionários que estão há anos na Pastre. Se o pai está há bastante tempo na empresa e é um bom funcionário, o filho provavelmente também será. Se optarmos por um profissional que ficou pouco tempo em uma outra empresa, corremos o risco dele ficar por um curto período conosco\”, explica Lauro Pastre, diretor industrial da empresa.

– Profissionalização

Centrados na realidade corporativa e no crescimento da empresa, os diretores da Pastre ingressaram no MBA empresarial da Fundação Dom Cabral, uma das mais conceituadas do país. O objetivo é aprimorar o conhecimento, focando no crescimento como pessoa e gestor.

O MBA Empresarial da FDC é baseado na análise de casos, nos estudos teóricos e na troca de experiências. Para os diretores da empresa, os retornos para a Pastre serão significativos, uma vez que no curso há a identificação de oportunidades, visão estratégica e, ao final do programa, desenvolve-se um projeto empresarial, com o objetivo de aplicar na empresa, de forma integrada, os conteúdos aprendidos.