A Petrobras bateu novo recorde de produção mensal de petróleo no Brasil, em junho deste ano, com 1 milhão 867 mil barris por dia (bdp). Essa quantia superou em 12,6 mil bpd o anterior ocorrido em dezembro de 2007, que foi de 1 milhão 855 mil bpd. A nova marca equivale a um aumento de 4,2 % em relação à média de produção registrada no ano passado (1 milhão 792 mil bpd) e de 0,7% sobre à média de maio deste ano (1 milhão 854 mil bpd).

Esse desempenho resultou, principalmente, da entrada em operação de novos poços interligados às plataformas P-52 e P-54 – instaladas no campo de Roncador, na Bacia de Campos – e à plataforma de Piranema, localizada no mar de Sergipe. Também contribuiu para o recorde o inicio de produção de novos poços nos campos de Albacora, Albacora Leste e Marlim, na Bacia de Campos.

Esse resultado se deve, ainda, ao bom desempenho dos campos localizados em áreas maduras das regiões Norte, Nordeste e do Estado do Espírito Santo.  Esses campos, que apresentavam no passado uma produção declinante, têm alcançado resultados operacionais expressivos, graças ao esforço de revitalização realizado pela Petrobras.

– Oferta de gás

A petroleira registrou, no segundo trimestre deste ano, um aumento de 8,6 milhões de m3/dia na oferta de gás ao mercado, comparado com o mesmo período do ano passado. Foram ofertados 32,4 milhões de m3/dia, contra 23,8 milhões de m³/dia do mesmo período de 2007, o que representa um aumento de 36%.

Esse volume é resultado do bom desempenho da produção de gás no campo de Manati (BA) e do início de operação dos projetos previstos no Plano de Antecipação da Produção de Gás (Plangás), como Peroá Fase II, no Espírito Santo. Outro destaque foi a antecipação do aproveitamento de gás nas plataformas P-52 e P-54, localizadas no campo de Roncador, na Bacia de Campos.