Após o lançamento do Edital de Licitação para construção de 23 navios da segunda fase do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro – Promef, realizado recentemente, o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, informou que a petroleira deverá fechar o ano com saldo positivo de US$ 500 milhões em sua balança comercial de líquidos, entre petróleo e derivados. Ele acrescentou que o Brasil continua auto-suficiente em petróleo, pois a produção atual de 1.867.336 barris/dia é superior à demanda de aproximadamente 1.720.000 barris/dia.

O diretor esclareceu que nos primeiros quatro meses do ano o saldo foi negativo em função do crescimento da demanda de diesel provocado pela expansão industrial e aumento da movimentação de veículos na safra de grãos. No segundo semestre, com o aumento da produção nacional de petróleo e de diesel, além da mistura de 3% de biodiesel ao diesel, a tendência é de elevação das exportações e redução das importações. A balança comercial da Petrobras nos primeiros cinco meses do ano é positiva em volume, 91 mil barris/dia e negativa em valor, cerca de US$ 641 milhões.

Com a entrada em operação de cinco plataformas e de novos poços nas cinco plataformas que entraram em produção no ano passado, haverá maior disponibilidade de petróleo nacional para exportação. O diretor disse que a petroleira será grande exportadora de derivados. Para isso, até 2016 serão construídas cinco novas unidades de refino, das quais duas serão de grande porte e voltadas principalmente para exportação.