A Prefeitura de Mesquita, no Rio de Janeiro, inaugurou na sexta-feira (28/03) o novo Galpão Municipal de Coleta Seletiva Chico Mendes. O espaço possui mil m² e terá capacidade para comportar 10 toneladas de material por dia, ou cerca de 200 toneladas por mês. O galpão fará a triagem dos materiais recicláveis coletados pelos 40 catadores do Programa Coleta Seletiva Solidária.

Para impulsionar o trabalho, a prefeitura buscou ajuda de empresários e criou o selo \”Empresário Amigo do Catador\”. Atualmente, cerca de 80 empresas separam e doam material para os catadores. Com a Coleta Seletiva Solidária, a prefeitura deixa de mandar cerca de 40 toneladas de lixo por mês para os aterros. A meta do projeto é atingir 80% do município, atendendo diretamente os catadores de rua, cooperativas ou associações e a população local, valorizando o trabalho dos catadores e reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros.

O Programa de Coleta Seletiva Solidária é apontado como referência no Estado do Rio Janeiro por envolver todos os catadores no Planejamento Participativo e já atende 352 ruas e mais de seis mil residências com coleta seletiva. Esse projeto envolve 72 catadores, sendo 40 no programa e o restante em cooperativas. O s catadores ganham, em média, R$ 400 mensais. O Programa recebe o apoio da Petrobras, Sebrae, da Ong Autre Terre e de empresários locais.