A Petrobras inicia nesta terça-feira (2/08) a produção do primeiro óleo da camada pré-sal, no campo de Jubarte, na Bacia de Campos, no litoral sul do Espírito Santo. Com essa produção, a petroleira obterá conhecimento para ajudar a desenvolver as reservas do pré-sal localizadas no Espírito Santo e em outros pontos do litoral brasileiro.
Para se ajustar às características do óleo leve do pré-sal (30° API), foi necessário realizar pequenas adaptações na planta de processo da plataforma, o que, com a completação do poço 1-ESS-103A e sua interligação ao FPSO JK (P-34), representa um investimento de cerca de R$50 milhões. A produção começa com um Teste de Longa Duração (TLD), com o objetivo de observar o comportamento do óleo do pré-sal, tanto no reservatório como na planta de processo da plataforma, devendo durar de seis meses a um ano.
O FPSO JK (P-34), batizado em homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, produz petróleo no campo de Jubarte desde dezembro de 2006, em um reservatório localizado acima da camada de sal. O fato desta plataforma se situar a apenas 2,5 km do poço exploratório 1-ESS-103A, descobridor de óleo no pré-sal, abaixo do Campo de Jubarte, em lâmina d´água de 1.375 metros, possibilitou a antecipação da produção da camada pré-sal no Espírito Santo.