Como parte do projeto \’Pólo Dá Vida\’, a APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC) realiza neste sábado (01/03) uma ação social destinada aos moradores da zona leste de São Paulo. Na ocasião serão oferecidos diversos serviços gratuitos, incluindo consultas médicas, cursos que auxiliam na renda familiar, cortes de cabelo, orientação jurídica e outras atividades. A ação acontece na Escola E. Professora Silvana Evangelista, localizada na avenida Rodolfo Pirani, 392, no bairro Jardim Pirani.

O projeto teve início no último sábado (23/02), em Mauá/SP, local onde foram registrados mais de 4,8 mil atendimentos. No dia 8 de março segue para Santo André/SP e no dia 15 de março para Rio Grande da Serra/SP. As atividades acontecem sempre dentro de uma escola da rede pública, entre 8h30 e 17h. Nesta edição estarão presentes pediatras e serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia e colesterol, além de orientação nutricional com avaliação de massa corporal e consultas com dentistas e oftalmologistas. Os atendimentos oftalmológicos incluem exames de acuidade visual, medição da pressão ocular, avaliação de olho seco e vermelho, e diagnóstico de pterígio e conjuntivite.

Entre as novidades, esta 8ª edição traz palestras do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Santo André, sobre segurança e acidentes domésticos. A melhor forma de trocar o gás de cozinha (GLP ou gás liquefeito de petróleo), como evitar acidentes domésticos, sobretudo com crianças, e o que fazer em casos de incidentes. Além disso, as pessoas serão orientadas sobre os perigos de soltar pipas perto dos fios de alta tensão, as conseqüências do mau uso da eletricidade.

Palestras sobre prevenção de cânceres bucal e de mama, doenças sexualmente transmissíveis, orientação sobre planejamento familiar, métodos anticoncepcionais e como se alimentar de forma saudável e econômica, também fazem parte do \’Pólo Dá Vida\’. No âmbito profissional, o \’Pólo Dá Vida\’ oferece elaboração de currículo e oficinas de biscuit, origami e reciclagem de garrafas PET, que podem ajudar na renda familiar. A população também pode consultar advogados sobre aposentadoria, INSS e financiamento da casa própria.