Trafegar pela BR-381 no trecho que cruza o Rio das Velhas, no km 454, região metropolitana de Belo Horizonte/MG, exigirá do condutor paciência. Isso porque até outubro, data prevista para conclusão da ponte definitiva de alvenaria, as duas ligações metálicas e provisórias passarão até duas horas interditadas, todos os dias.
O fechamento, que teve início nessa terça-feira, ocorre entre as 20h e as 22h, para que a estrutura receba inspeção e manutenção, com troca de parafusos, porcas e pinos. A medida, anunciada pelo major do Exército Marcelo Bortoloti, do 4º Batalhão de Engenharia de Combate de Itajubá, no Sul de Minas, foi necessária para garantir a segurança na travessia, diante do grande número de veículos que passam pela estrutura: cerca de 30 mil, diariamente.
Outra ação que está afetando o fluxo no trecho é a determinação do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) de reduzir o peso dos veículos que trafegam pelas pontes, de 60 para 45 toneladas. “Não descartaríamos a possibilidade de ser preciso fazer reforços na estrutura, caso o volume fosse mantido como antes. Em julho, quando fizemos a primeira manutenção, já constatamos alguns abalos e precisamos fazer troca de parafusos e outros ajustes. O desgaste é normal, porque as peças ficam em atrito constate, mas as pontes estavam submetidas a uma carga excessivamente pesada”, diz Bortoloti.

Fonte: Estado de Minas