O Porto de Paranaguá/PR se prepara para superar as 40 milhões de toneladas em movimentação anual este ano. Esse terminal movimentou 37,84 milhões de toneladas e teve receita cambial de US$ 11,81 bilhões em 2007. O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, disse que questões como a soja transgênica já foram resolvidas e que Paranaguá se transforma em terminal multicarga. Para ele, com a dragagem o Porto vai crescer pelo menos 15% em 2008.

Requião explica que Paranaguá tem corredor de exportação de grãos com logística integrada e se prepara para ganhar mais dois corredores dentro do mesmo conceito, sendo um para frangos e carnes congeladas, e outro para a importação de fertilizantes. Outra carga em expansão é o combustível e para isso a Transpetro irá construir mais dois píers para o escoamento de álcool, além da criação de um sistema de janelas de atracação para automóveis. A Iveco da Argentina usa estas linhas para sua movimentação de veículos e a Renault do Brasil já negociou uma movimentação de 120 mil veículos para 2008, sendo 20 mil em importações e 100 mil de exportações.

O superintendente explica que a dragagem e o sistema de janelas de atracação, que garante a data e o berço do carregamento são fundamentais para o porto, pois movimentação de navios não aumentou em número, mas no tamanho e capacidade de carga.