A Ramos Transportes está investindo em ações preventivas e de atendimento médico ao funcionário e extensivo aos familiares. Atualmente, a empresa mantém serviços ambulatoriais com a presença de médicos em 26 unidades. Os ambulatórios atendem, diariamente, funcionários, agregados e familiares. A empresa dispõe de médicos (clínica geral, dermatologista e neurocirurgião), medicamentos, além de indicação de exames com descontos especiais. As unidades menores que não dispõem de serviços ambulatoriais contam com parcerias com hospitais e clínicas próximas.
O coordenador nacional da gestão de segurança e saúde organizacional- GSSO- da Ramos, Marcelo Cassettari, informa que a empresa promove diversas campanhas internas de conscientização como a de pressão arterial, combate ao colesterol, acompanhamento aos tabagistas, entre outras. Cassettari explica, ainda que, somente em São Paulo, uma das filiais com atendimento interno, o número de atendimentos ambulatoriais ultrapassa a média dos 250 casos por mês, em sete períodos semanais, sendo 21 horas por semana. \”Uma das principais reclamações dos profissionais da Ramos são os problemas osteomuscularticulares, ou seja, dores nas costas, braços, pernas, em consequência dos esforços característicos da profissão. Entretanto, serão viabilizados projetos ergonômicos para prevenir o aparecimento das DORTS – doenças osteo-musculares, relacionadas ao trabalho\”, afirma.